A pele é um órgão excretor, a par dos pulmões e do intestino grosso. Quando estes órgãos não estão a conseguir expelir toda a toxicidade que temos no nosso corpo, a pele vai ajudá-los. Nestes casos surgem, por exemplo, as borbulhas e as inflamações cutâneas.

Uma pele brilhante, hidratada e suave é o desejo de todos. Aceite estas três sugestões para cuidar da sua pele:

Consuma alimentos alcalinizantes, bastantes legumes e cereais integrais (alimentos com elevado índice de fibra que ajudarão a potenciar o funcionamento do intestino grosso, e assim, ajudar a expelir tudo o que não é necessário);

Esfregue diariamente o seu corpo com uma toalha húmida (com água quente). Ajuda a limpar a pele em profundidade e a estimular o funcionamento do sistema linfático;

Evite alimentos como o açúcar (que irá promover a desmineralização da pele) e o tabaco (irá potenciar a destruição da vitamina C que ajuda a manter as fibras de colagéneo da pele).

pele
créditos: JerzyGorecki

Aceita fazer um exercício?

Olhe para a sua pele hoje: qual a tonalidade, qual o estado de hidratação e qual o grau de flexibilidade? Apenas pela observação, a pele dá-nos muitas indicações do nosso estado de saúde, não só pela tonalidade como também o nível de secura/humidade.

Quando falamos em tons da pele associados a estados de saúde, por exemplo, o vermelho pode estar associado a problemas de coração, enquanto o tom de pele mais amarelo estará associado a problemas de fígado, e, o tom de pele mais branco pode estar relacionado com desequilíbrios no sistema linfático.

E... sabia que a presença de olheiras, ou seja, o tom negro à volta dos olhos, estará relacionado com o desequilíbrio dos rins e das glândulas supra-renais?

Quando pensamos em cuidar da nossa saúde, a pele é bastante importante. E este cuidado começa também na escolha dos produtos com os quais nutrimos este nosso grande órgão. Quais são os ingredientes utilizados para os cremes, champôs ou amaciadores.

Não se esqueça: a pele é o maior órgão do nosso corpo e vai assimilar tudo o que lá colocarmos. A isto também se chama nutrição, em que medida nutrimos a nossa pele? Pense nisto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.