Para um pequeno-almoço diferente e revigorante, como snack a meio da manhã ou ao lanche ou ainda como entrada antes do prato principal, este coquetel de vitaminas e minerais, muito light, tem a assinatura da blogger Joana Roque.
1. Corte a polpa da meloa e o pepino, com a maior parte da casca removida, em cubos pequenos do mesmo tamanho.
2. Coloque a meloa, o pepino e duas folhas de hortelã numa liquidificadora ou num robô de cozinha. Triture bem até obter uma consistência bem cremosa.
3. Tempere a mistura obtida com uma pitada de sal e outra de pimenta e adicione o vinagre de vinho branco, envolvendo bem.
4. Transfira o preparado líquido para um recipiente e leve ao frigorífico durante duas a três horas. Sirva a sopa fria decorada com o funcho, o grão cozido e bolas de meloa retiradas na hora. Bom proveito!
Dicas
Use preferencialmente polpa de uma meloa madura e doce. Na falta de um robô de cozinha ou de uma liquidificadora, poderá usar uma varinha mágica. O resultado será semelhante. Se gosta de sabores mais doces, junte duas gotas de essência de baunilha líquida à fruta antes de a triturar.
A consistência da sopa deverá ser cremosa e grossa, pelo que, não há necessidade de juntar água, até porque ao acrescentar líquido vai perder sabor.