com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Peito de peru com pá de porco e castanhas

Um prato saudável e nutritivo, elaborado pelo chef Bruno Pereira e pela nutricionista Ana Leonor Perdigão, tradicionalmente associado às festas natalícias, que pode e deve saborear em qualquer época do ano.
roasted turkey

Ingredientes

Peito de peru 1 kg
Pá de porco 500 gr
Batatas 750 gr
Castanhas 300 gr
Bacon 200 gr
Cogumelos-de-paris 150 gr
Miolo de noz 80 gr
Pinhões 80 gr
Amêndoas descascadas 80 gr
Vinho do Porto 2 dl
Couve-portuguesa 1 kg
Alho seco 50 gr
Ovos 3
Azeite 5 dl
Cebolinho 60 gr
Tomilho-limão 20 gr
Limão 1 unidade
Sal 1 pitada
Pimenta 1 pitada

Preparação

1. Corte o peito de peru em bifes e reserve as aparas. Pique os frutos secos, corte o bacon em pequenos pedaços, limpe os cogumelos com um pano ou papel de cozinha e reserve tudo. Corte a couve-portuguesa, lave-a muito bem e reserve. Descasque as batatas e reserve.

2. Triture as aparas de peru e a pá de porco e adicione cinco centilitros de vinho do Porto e as gemas de ovo. Tempere com sal, pimenta e tomilho-limão e reserve. Espalme os bifes de peru com um martelo de carne e tempere-os com sal e pimenta.

3. Coloque o bife e o recheio numa forma quadrada e feche bem. Enrole os peitos numa película aderente e reserve. Asse as batatas no forno com azeite, sal, pimenta e um dente de alho. Asse as castanhas, descasque-as e reserve-as.

4. Depois de cozer as couves em água temperada de sal, deixe-as arrefecer, escorra-as e reserve-as. Coza a vapor os peitos de peru e reduza o restante vinho do Porto a cerca de um terço. Salteie o bacon e os cogumelos em azeite com alho e adicione as castanhas e as batatas.

5. Noutra frigideira, core os peitos com azeite e um dente de alho. Depois de ganharem cor, leve-os ao forno a 160º C, durante cinco minutos e embrulhe-os com duas ou quatro hastes de cebolinho.

6. Numa frigideira com azeite e alho, salteie as couves. Disponha os ingredientes no prato a gosto, regue com a redução de vinho do Porto e decore com hastes de tomilho-limão. Sirva de imediato.

Dicas

Substitua o peru por frango, os pinhões por avelãs e as castanhas por tâmaras. A versão original desta receita foi elaborada pelo chef Bruno Pereira e pela nutricionista Ana Leonor Perdigão. Bom proveito!
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.