Em destaque

Batata gratinada com ervas de provence e parmesão

Aprenda a preparar um Gratin de batata com ervas de provence e parmesão. Um acompanhamento delicioso, fácil e rápido de preparar.

Ingredientes

Batatas pequenas “Cozer” 1000 g
Cebola roxa média 1 unidade
Dente de alho 1 unidade
Manteiga para untar 2 colheres de sopa
Azeite 4 colheres de sopa
Natas 100 ml
Flor de sal e pimenta adicionar q.b.
Noz moscada adicionar q.b.
Ervas de Provence 2 colheres de sopa
Queijo Parmesão 100 g
Cebolinho fresco adicionar q.b.

Preparação

Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Forre com papel vegetal o fundo de uma forma de aro amovível de 20 cm de diâmetro e unte toda a forma abundantemente com manteiga. Reserve.

Lave as batatas, absorva o excesso de água com papel absorvente e corte-as em rodelas com cerca de 2 mm de espessura, usando uma mandolina.

Numa frigideira em lume médio, coloque a manteiga e deixe derreter. Junte o azeite, a cebola e o dente de alho finamente picados e salteie até que a cebola fique translúcida.

Tempere com uma pitada de flor-de-sal, acrescente as natas e deixe apurar.

Disponha rodelas de batata no fundo da forma, formando uma camada. Coloque um pouco do preparado de cebola e tempere com uma pitada de pimenta e noz moscada. Salpique com Ervas de Provence e termine com uma camada de queijo parmesão ralado a gosto.

Repita este processo, formando várias camadas, até as batatas acabarem e leve ao forno pré-aquecido a 200 ºC, cerca de 45 minutos.

Passado esse tempo, retire do forno, remova o aro da forma, volte a adicionar mais queijo parmesão ralado e leve novamente ao forno por cerca de dez minutos.

Retire do forno, deixe arrefecer ligeiramente e sirva com cebolinho picado a gosto.

Tempo de preparação: 60 minutos

Receita criada pelo autor do blog Sweet Gula

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.