Siga-nos

Em destaque

Gaspacho verde com um toque de sofisticação

Uma entrada refrescante, nutritiva e muito saudável, típica da região espanhola da Andaluzia, alternativa à versão tradicional, que garante um bom aporte de vitaminas e antioxidantes a toda a família.

Ingredientes

Tomates verdes maduros 1,2 kg
Cebola 1/2
Pepino 1 pequeno
Pimento verde 1 pequeno
Pão macio 250 gr
Sal 1 pitada
Azeite 1 copo
Vinagre 2 colheres de sopa
Água 4 colheres de sopa
Gelo picado 2 colheres de sopa

Para acompanhar:

Tomate vermelho 1 médio
Pimento amarelo 1/2
Pepino 1/3
Hortelã 50 gr
Sal grosso 20 gr

Preparação

1. Lave os tomates verdes. Corte-os, pele-os, retire-lhes as sementes e reserve. Lave o tomate vermelho, corte-o em pequenos cubos e reserve. Prepare o pimento e o pepino, corte-os em pequenos cubos e reserve. Esfarele o pão e reserve. Pique a hortelã e reserve.

2. Numa liquidificadora, além de metade da água e do sal, adicione o tomate verde, a cebola cortada em pedaços, o pepino pequeno, o pimento verde, o vinagre, o azeite e parte do pão.

3. Triture até obter um preparado homogéneo. Se achar que necessita de mais água, acrescente mais uma ou duas colheres de água, embora não deva ser necessário, já que o tomate larga, por norma, muito líquido. Reserve.

4. Molhe o rebordo de quatro copos de boca larga, passe-os pelo sal grosso e depois pela hortelã picada. Encha-os com o gaspacho verde e leve ao frigorífico durante cerca de duas horas.

5. No momento de servir o gaspacho, distribua o gelo picado e a restante água pelos copos e envolva cuidadosamente. Se gosta desta sopa mais líquida, pode juntar um pouco mais. Decore com os cubos de tomate vermelho, de pimento amarelo e do terço de pepino que reservou e sirva.

Dicas

Para uma experiência mais crocante, corte pão do dia anterior em pequenos cubos e leve-o ao forno a torrar, usando-o depois para decorar o gaspacho. Em vez da cebolas, pode também usar duas chalotas pequenas.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.