Em destaque

Folar de bater

Ingredientes

Farinha com fermento 1000 g
Açúcar branco 600 g
Ovos 5
Manteiga sem sal 60 g
Banha de porco 1 colher de sopa
Canela em pó 1 colher de sobremesa bem cheia
Erva doce em pó 1 colher de sobremesa
Leite morno 200 ml
Chá (mistura de pau de canela e erva doce em grão) 200 ml
Raspa de limão
Camadas
Açúcar amarelo a gosto
Canela a gosto
Manteiga sem sal q.b.

Preparação

1. Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar três formas de alumínio (com 15 cm de diâmetro) com manteiga, forrar com papel vegetal e tornar a untar com manteiga.
2. Derreter a manteiga com a banha e reservar. Raspar a casca do limão e reservar. Entretanto ferver a água com o pau de canela e a erva-doce em grau para fazer o chá. Reservar.
3. Num alguidar, bater os ovos com o açúcar, a raspa de limão, a canela e a erva-doce em pó com a batedeira elétrica até a mistura se apresentar homogénea. Continua a bater e juntar aos poucos a farinha, o chá, o leite e a gordura. Continuar a bater até obter uma massa macia.
4. Colocar a massa nas formas da seguinte forma: com uma concha de sopa, deitar uma porção de forma a cobrir o fundo da forma, polvilhar com a mistura de açúcar e canela, colocando pequenas nozes de manteiga em seu redor. Repetir este processo três ou quatro vezes, terminar com uma camada de açúcar, canela e manteiga. Repetir nas restantes formas.
5. Cobrir as formas com papel de alumínio para evitar que o açúcar queime e levar ao forno (sem ventilação) durante 1:30h, retirar o papel a meio da cozedura. Desenformar ainda quentes.

Dicas

A receita original tinha 4 ovos, mas como os que usei eram pequenos, opt ei por colocar mais um. Coloquei menos erva doce, pois prefiro com mais canela.
Receita do parceiro

Em destaque