Em destaque

Curgetes bola recheadas com risotto de legumes

Ingredientes

Curgetes bola 4
Cebola pequena 1
Cogumelos frescos 10
Alho francês 1
Alho 1
Bacon 2 fatia
Arroz arbório 1 chávena
Manteiga 2 colheres de sopa
Caldo de legumes 2 1/2 chávena
Vinho branco 1/2 chávena
Parmesão ralado (no momento) 70 g
Sal q.b.
Pimenta moída (no momento) q.b.
Azeite q.b.

Preparação

1. Cortar os topos das curgetes, escavar o interior retirando a polpa. Reservar. Picar finamente a cebola, a parte branca do alho francês e o dente de alho, colocar numa frigideira e deixar cozinhar até estarem bem moles. Cortar finamente os cogumelos e a polpa da curgete, adicionar ao preparado anterior, deixar cozinhar bem. Temperar com sal e pimenta, a gosto.
2. Numa panela, colocar azeite a cobrir o fundo, adicionar uma colher de sopa de manteiga, deixar aquecer bem. Juntar o molho criado na frigideira dos legumes salteados. Adicionar o arroz, manter o lume alto até o arroz começar a ficar translucido, quando atingir esse ponto, adicionar o vinho. Deixar cozinhar, mexendo constantemente, até o arroz absorver o vinho. 
3. Adicionar uma concha do caldo, temperar com sal, baixar o lume e deixar o arroz cozer lentamente, mexendo constantemente. Este processo faz com que o arroz adquira cremosidade. Quando o caldo tiver sido absorvido, adicionar mais uma concha de caldo, repetir o processo até o arroz estar bem cozido (se o caldo terminar, pode ser adicionado água a ferver).
4. Quando cozido, retirar do lume, rectificar o sal, temperar com pimenta e adicionar os legumes, envolver bem. Adicionar o queijo ralado e a manteiga restante. 
5. Encher as cavidades das corgetes, colocar por cima, o bacon cortado em pequenas tiras, tapar com os topos e levar ao forno, pré-aquecido a 180 ºC. Cozinhar até estar dourado. Servir quente.

Dicas

Para o caldo usei: metade com água e 1/2 cubo caldo Knorr (baixo em calorias) e outra metade, caldo de cozedura de frango da canjinha que estava a fazer para o pequeno da casa. Vinho branco: É importante a qualidade do vinho, se este for de melhor qualidade e mais apaladado, melhor ficará a textura e aroma do risotto.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.