Em destaque

Broa de Milho, Centeio e Trigo

Arregace as mangas, ponha as mãos na massa e faça também este pãozinho  tão saudável. A receita dá para duas broas de tamanho médio

Ingredientes

Farinha de Milho 320 g
Farinha de Trigo 220 g + 3 colheres de sopa
Farinha de centeio 150g + para polvilhar
Fermento seco fermipan 11 g
Água 350 ml
Mel 1 colher de chá
Água morna 100 ml

Preparação

Em primeiro lugar fazemos o "isco": colocamos 3 colheres de sopa de farinha de trigo dentro de um recipiente com metade (+/-5 g) do fermento seco. De seguida amornamos cerca de 100 ml de água com o mel e juntamos à farinha, mexemos, tapamos com película aderente e deixamos em sítio abrigado a levedar 1 hora. O ideal será fazer o isco de véspera, pois dará um sabor mais intenso ao nosso pão. Há muitas formas de fazer o "isco" ou a "massa madre" como quiserem chamar, mas apenas pretendo deixar aqui uma forma simplificada e mais rápida de o fazerem.

Quando o isco estiver pronto, colocamos as farinhas e o sal dentro de um recipiente, juntamos o restante fermento do pacotinho, misturamos, abrimos uma cavidade no meio e aí deitamos o nosso isco e a restante água morna adicionada aos poucos à medida que vamos amassando. Quando a massa começar a despegar das paredes do recipiente e das nossas mãos, formamos uma bola, polvilhamos com farinha e traçamos uma cruz à superfície.

Tapamos com um pano e deixamos a levedar em local abrigado e quente cerca de 1 a 2 horas.
Findo este tempo voltamos a amassar um pouco, dividimos a massa ao meio e formamos duas broas.

Forramos um tabuleiro de forno com papel vegetal, dispomos as massas e polvilhamos com farinha de centeio. Tapamos de novo com um pano e deixamos repousar durante 30 minutos.
Pré-aquecemos o forno nos 200 º C  e levamos as broas a cozer cerca de 30 minutos, dependendo dos fornos.

Notas: Quando estiver a amassar ajuste a quantidade de água se achar necessário, nem todas as marcas de farinha se comportam da mesma forma. Faça-o sempre pouco de cada vez e certifique-se que adiciona água morna. O mesmo é válido para as farinhas: se necessário, vá polvilhando a massa com farinha até obter a consistência pretendida, sempre pouco de cada vez.

Receita do parceiro

Em destaque