com o apoio MEO
O MEO Energia ajuda-o a poupar. Simule aqui

Em destaque

Bolo de pera com nozes e passas

Ingredientes

Massa
Farinha 3/4 chávena
Açúcar 1 colher de sopa
Sal 1/4 colher de chá
Manteiga sem sal, fria, em cubos 75 g
Margarina vegetal, fria 1+ 1/4 cubo
Água gelada 1/8 chávena
Recheio
Farinha 1/3 chávena
Fermento em pó 1/4 colher de chá
Sal q.b.
Peras grandes, descascadas e em cubos 3
Sumo de limão 1
Raspa de limão 1 (limão)
Passas 1/2 chávena
Nozes em pedaços pequenos 1/3 chávena
Ovos 2
Açúcar 1/2 chávena
Rum 1 colher de sopa
Extrato de baunilha 1 colher de chá
extrato de amêndoa 1/2 colher de chá
Manteiga derretida 25 g
Natas frescas 1 chávena
Açúcar mascavado claro q.b.

Preparação

Receita estimada para uma forma de 15 cm.
Colocar a farinha, o açúcar e o sal num processador de alimentos com uma lâmina de metal e pulsar apenas para combinar os ingredientes. Adicionar a manteiga e a gordura. Pulsar até que os pedaços estejam misturados com a farinha. Não mexer demais - nesta altura devemos ter pedaços irregulares do tamanho de ervilhas. Pulsar de forma intermitente, acrescentando, gradualmente, três colheres de sopa de água gelada para a massa. Continuar a adicionar a água, um pouco de cada vez, pulsando, até que a massa fique uniforme (é possível que se notem alguns pedaços maiores de manteiga).
Deitar a massa sobre uma superfície enfarinhada, ou entre dois discos de papel vegetal, para formar uma base do tamanho indicado. Enrolar o disco em película aderente e levar ao frigorífico por 20 minutos.
Retirar a parte superior de papel ou filme e deitar sobre a forma para forrar. Remover o resto do papel ou película e, em seguida, premir suavemente a massa de pão dentro da tarteira, para ficar sem bolsas de ar. Em seguida, pressionar os lados da massa para cima, contra os lados da forma. Levar ao frigorífico.
Recheio
Misturar a farinha, o fermento e o sal numa tigela pequena. Reservar.
Descascar as peras e retirar o caroço; em seguida, cortar em cubos. Colocar numa tigela média e misturar com o sumo de limão para evitar que oxidem. Misturar as raspas, as passas e as nozes.
Na batedeira, bater os ovos e o açúcar em velocidade média-alta até engrossar (cerca de três minutos). Reduzir a velocidade e adicionar o rum e os extratos. Em seguida, adicionar os ingredientes secos, misturando apenas até incorporar. Por último, adicionar a manteiga derretida, as natas, misturando apenas até que a massa fique homogénea.
Retirar a forma forrada do frigorífico. Distribuir os frutos pelo fundo e, em seguida, verter a massa até cobrir 3/4 da forma, uma vez que a mesma vai crescer. Polvilhar com o açúcar mascavado para criar uma crosta crocante.
Levar ao forno pré-aquecido 180º C por 50 minutos, ou até dourar a crosta e uma faca inserida no creme saia limpa.
Retirar do forno e deixar arrefecer completamente na forma sobre uma grade, antes de desenformar.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.