Um clássico da nossa infância aqui revisitado. Certamente que a sua avó e a sua mãe o faziam e hoje está, provavelmente, na sua lista de preferências quando vai ao restaurante. Atreva-se em casa.
1. Leve um tacho ao lume com a água, o arroz, a vagem de baunilha e o pau de canela. Deixe cozinhar com cuidado, mexendo ocasionalmente para não pegar ao fundo, até obter uma pasta.
2. Ferva os leites na panela que vai usar para preparar o arroz-doce. Retire do lume, deixe amornar e ferva novamente.
3. Adicione a pasta de arroz do tacho aos leites duplamente fervidos depois de retirar a vagem de baunilha e leve a panela a lume médio, mexendo ocasionalmente. Assim que começar a ferver, mexa sempre até o preparado engrossar.
4. Quando a mistura ficar mais espessa, adicione a manteiga, cortada em pedaços, aos poucos, envolvendo-a cuidadosamente no preparado.
5. Retire o arroz-doce do lume. Adicione o sal e o açúcar e envolva cuidadosamente.
6. Deixe arrefecer ligeiramente e distribua por quatro taças ou por uma tigela maior. Sirva o arroz-doce morno ou frio, polvilhado com a canela em pó.
Dicas
Quando o açúcar é adicionado, o creme fica menos espesso. Aguarde que, com a descida da temperatura, volte a engrossar antes de o deitar no(s) recipiente(s) de servir. Em vez de polvilhar o arroz-doce com canela, pode usar duas colheres de chá de doce de morango ou de framboesa. Se não gosta de leite de coco, pode usar apenas leite de vaca.