com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €29,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Arroz-doce com baunilha e leite de coco

Um clássico da nossa infância aqui revisitado. Certamente que a sua avó e a sua mãe o faziam e hoje está, provavelmente, na sua lista de preferências quando vai ao restaurante. Atreva-se em casa.

Ingredientes

Água 200 ml
Arroz 150 gr
Baunilha 1 vagem
Pau de canela grosso 1
Leite 0,8 lt
Leite de coco cremoso 0,5 lt
Manteiga 50 gr
Sal 1 pitada
Açúcar 200 gr
Canela 1 pitada

Preparação

1. Leve um tacho ao lume com a água, o arroz, a vagem de baunilha e o pau de canela. Deixe cozinhar com cuidado, mexendo ocasionalmente para não pegar ao fundo, até obter uma pasta.

2. Ferva os leites na panela que vai usar para preparar o arroz-doce. Retire do lume, deixe amornar e ferva novamente.

3. Adicione a pasta de arroz do tacho aos leites duplamente fervidos depois de retirar a vagem de baunilha e leve a panela a lume médio, mexendo ocasionalmente. Assim que começar a ferver, mexa sempre até o preparado engrossar.

4. Quando a mistura ficar mais espessa, adicione a manteiga, cortada em pedaços, aos poucos, envolvendo-a cuidadosamente no preparado.

5. Retire o arroz-doce do lume. Adicione o sal e o açúcar e envolva cuidadosamente.

6. Deixe arrefecer ligeiramente e distribua por quatro taças ou por uma tigela maior. Sirva o arroz-doce morno ou frio, polvilhado com a canela em pó.

Dicas

Quando o açúcar é adicionado, o creme fica menos espesso. Aguarde que, com a descida da temperatura, volte a engrossar antes de o deitar no(s) recipiente(s) de servir. Em vez de polvilhar o arroz-doce com canela, pode usar duas colheres de chá de doce de morango ou de framboesa. Se não gosta de leite de coco, pode usar apenas leite de vaca.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.