Carne de porco com castanhas, cozido à portuguesa, chanfana, tamboril com batata a murro, açorda de grão com bacalhau ou papas de milho com sardinhas estufadas são algumas das 30 receitas presentes em “Saudáveis e à Portuguesa” (Bertrand Editora).

Este é um título que desde logo nos alerta para o conteúdo desta obra com 128 páginas. As três dezenas de receitas apresentadas resultam de um trabalho amadurecido ao longo de meses com o projeto Nutriciência: Jogar, Cozinhar e Aprender! Uma iniciativa da Universidade do Porto que contou com mais de 40 Misericórdias, três mil crianças e mil e quinhentas famílias. Como objetivo, chegar ao lote de propostas que vamos encontrar neste livro, promovendo o aumento do consumo de hortofrutícolas e a diminuição de ingestão de açúcares e sal.

Um bom cozido à portuguesa sem culpas? “Saudáveis e à Portuguesa” mostra que é possível

Um projeto de investigação/intervenção que teve a sua face mais visível no programa de culinária transmitido pela RTP1, que contou com o chefe Hélio Loureiro e com a nutricionista Patrícia Padrão.

Desta forma, as receitas tradicionais que encontramos em “Saudáveis e à Portuguesa”, refletem a nossa identidade, embora revisitando-a com menos “menos sentimento de culpa”.

O mesmo é dizer, pratos que seguem o padrão alimentar mediterrânico, todos eles validados cientificamente em termos nutricionais, contribuindo para uma vida mais saudável. Os pratos de pescado destacam-se em relação aos pratos de carne, fazendo jus ao facto de os portugueses estarem entre os povos do mundo que mais peixe consome.

O livro com lançamento a 23 de fevereiro chega aos escaparates com o preço de capa de 16,60 euros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.