A 15 de Maio, no âmbito do Lisbon Bar Show, o maior evento nacional da área do bar e cocktails que se prolonga por dois dias (15 e 16 de maio), teremos a oportunidade de conhecer a equipa do American Bar, considerado, em 2017, o melhor bar do mundo pela World's 50 Best Bars.

O Convento do Beato, recebe, desta forma, Eric Lorincz, eleito o melhor barman do mundo no concurso World Class, em 2010. O profissional de bar virá com parte da equipa do American Bar, do icónico Hotel Savoy, em Londres, até ao Convento do Beato, dar a provar toda a sua arte dentro de um copo.

Lisbon Bar Show: O melhor do mundo dos bares e bebidas vai caber durante dois dias na capital portuguesa
Lisbon Bar Show: O melhor do mundo dos bares e bebidas vai caber durante dois dias na capital portuguesa
Ver artigo

A paixão de Erik pelos cocktails nasceu na sua Eslováquia natal, quando frequentava o curso de hotelaria. Viu um anúncio para um concurso daquelas bebidas e decidiu participar. Quando percebeu o potencial criativo da atividade, decidiu enveredar por essa via. Frequentou um curso intensivo de bartending em Praga, abriu em Bratislava o seu primeiro “cocktail bar”, e em 2004, mudou-se para Londres.

Em 2010, a sua vida mudou para sempre, quando venceu o prestigiado título de World Class Bartender, que o elegeu  “o melhor do mundo”. A partir daí, muitas portas se abriram – entre as quais as do famoso American Bar, no Hotel Savoy, em Londres, onde foi escolhido entre 340 candidatos.

Ciente da responsabilidade e da história daquele local, considerado como o “berço” dos cocktails deste lado do Atlântico – quando Harry Craddock se mudou dos EUA nos anos 20, em plena época da Proibição (a Lei Seca, que impedia a venda legal de álcool naquele país) -, Erik quis estar à altura. Afinal, é no American Bar deste hotel que se encontra o Savoy Cocktail Book, uma espécie de Bíblia do sector. Conhecido pela originalidade das suas criações líquidas, o bar ficou famoso com cocktails como “The Moonwalk”, quando Neil Armstrong deu os primeiros passos na Lua.

Erik Lorincz

Em 2012, Erik Lorincz conseguiu entrar na História do American Bar, quando criou um cocktail especialmente para a Rainha Isabel II, no ano do seu Jubileu de Diamante, e mais do que isso, serviu-a diretamente na fonte do pátio do Savoy. Foram meses de preparação, e a noite inteira em branco, a encher com 360 litros de cocktail a fonte que se tornaria lendária. Os 120 convidados nunca esqueceram o evento.

Do seu currículo fazem ainda parte o treino dos bartenders do filme de James Bond, “Skyfall”, assim como a criação do cocktail da longa-metragem, na estreia mundial. Entre os seus clientes encontram-se estrelas de Hollywood como Samuel L. Jackson ou Bill Murray, mas nem por isso a fama lhe subiu à cabeça. Considera a humildade uma qualidade e uma característica – “afinal, cada um de nós é apenas um ser humano”, defende. Mesmo que faça os melhores cocktails.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.