Dois dos melhores empregados de bar portugueses, Carlos Santiago e José Maria Robertson, foram as estrelas da apresentação de três novas receitas de coquetels de autor, para saborear com calma no bar Cinco Lounge, em Lisboa, esta primavera. Sophie Sweetheart, com gin Tanqueray Ten, alia o sabor amargo do sumo de toranja e do sumo de lima à ginger beer, um refrigerante refrescante à base de gengibre.

"Usamos limas mexicanas, que são mais ácidas do que as nossas", explicou Carlos Santiago, vencedor da terceira edição da competição World Class Portugal em 2017 e embaixador da Diageo, o maior produtor mundial de bebidas espirituosas. "Este cocktail usa ingredientes do gin para realçar o seu sabor", diz o barman. Golden Sour, à base de Johnnie Walker Gold, é outra das novas propostas apresentadas pela dupla.

Além do uísque, leva sumo de limão, xarope de chá Lapsong Souchong, clara de ovo e sumo de gengibre. "Este whisky tem um blend distinto, com notas mais adocicadas e meladas no seu perfil. Tem um travo fumado leve, com notas de fruta e mel", garante Carlos Santiago. Bloody Momma, outra das novidades, combina vodca Cîroc com vinho do Porto, sumo de tomate e sumo de lima com ingredientes surpreendentes.

Além de sumo de pimento, leva também molho Worcesteshire, rábano e pimenta-preta, sendo decorado com pedaços de pepino e um gressino e temperado com uma pitada de sal. "Eu estou a usar sal negro dos Himalaias mas pode ser feito com qualquer sal com especiarias", explicou José Maria Robertson, chefe de bar do Cinco Lounge, vencedor da primeira edição da competição World Class Portugal, em 2015.

"Não é um cocktail muito consensual", assume, contudo. "O pepino tem um sabor neutro que vai enaltecer o sabor dos outros ingredientes", esclarece. Para conseguir um coquetel perfeito, os ingredientes são envolvidos no copo de preparação com suavidade. "Não aconselho a baterem cocktails com sumo de tomate no shaker porque vai ficar com gás e sumo de tomate com gás é sumo de tomate estragado", adverte o barman.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.