Um site que funciona como uma montra virtual e que permite aos utilizadores fazer reservas em restaurantes e que simultaneamente oferece gratuitamente aos proprietários e/ou gestores de espaços e serviços de restauração ferramentas digitais, consultoria e suporte que lhes permite modernizar o negócio, tornando-o mais eficiente e eletrónico. Este é um dos quatro pilares do Digital Club.

Uma iniciativa da Metro AG, multinacional alemã líder em comércio grossista e retalho alimentar que detém a Makro Portugal, a maior empresa nacional de distribuição grossista. Nas últimas semanas, iniciou-se em Portugal o projeto piloto que envolve mais de 50 restaurantes nacionais que serve para a testar o conceito e para limar arestas.

«O projeto arranca em janeiro do próximo ano em duas cidades que, dado que ainda estamos em fase de afinações, ainda não estão definidas», confirmou ao Modern Life/SAPO Lifestyle fonte da empresa, à margem da apresentação oficial da plataforma de digitalização, que decorreu ontem, nos arredores de Munique, na Alemanha.

Meta ambiciosa para 2020

Das quatro componentes fases do projeto, que integra ainda o desenvolvimento de um sistema de reservas, intervenções no ponto de vendas e uma plataforma de recolha de dados, monitorização e gestão da atividade, apenas a primeira, a criação do site, avança em Portugal durante o próximo ano. «Pelo menos, para já, essa é a única informação que temos», acrescenta a mesma fonte.

No último ano, o Digital Club, ainda em fase de desenvolvimento e de ajustes, foi testado em cinco cidades europeias, Berlim, Viena, Milão, Paris e Barcelona. Neste momento, conta já com 15.000 utilizadores ativos. Até 2020, a empresa alemã quer chegar aos 500.000. «A digitalização está a estender-se a todas as áreas da nossa vida», sublinha Olaf Koch.

«Hoje em dia, toda a gente tem um smartphone. Esta indústria serve milhões de pessoas e ainda não está digitalizada», lamentou publicamente o presidente do conselho de administração da Metro AG durante a sua intervenção no evento. «Há aqui uma janela de oportunidade incrível que ainda não foi explorada», acredita o executivo alemão.

Investimento ronda os 30 milhões de euros

Certificado pela entidade independente HoReCa.digital, o Digital Club permite que os sites criados nesta plataforma tecnológica, que inclui mapas do Google Maps, possam ser integrados nos atuais sites dos restaurantes que já os tenham. O acesso à ferramenta que permite a criação dos sites, um processo muito simples e muito intuitivo, é gratuito.

O uso do software de gestão também não tem qualquer custo, assim como os serviços de assistência e de consultoria que o programa contempla. «O setor da hospitalidade pode beneficiar muito com o uso de soluções digitais. Com o Digital Club, criámos uma plataforma que liga restauradores independentes com tecnologias inovadoras», afirma o responsável.

«Está aberto a todas as pessoas que tenham negócios de restauração, incluindo hotéis e empresas de catering. Não é apenas para clientes do Metro AG [e da Makro]», sublinha Olaf Koch. O feedback dos 15.000 empreendedores que já se tornaram membros deste clube virtual é positivo, com muitos dos empresários a afirmar que aumentaram o número de clientes, de vendas e de faturação.

«Quando os nossos parceiros melhoram a sua performance, nós também melhoramos. Fazemos mais negócio e aumentamos a nossa quota de mercado», sublinha o executivo da companhia alemã que, nos últimos anos, para financiar o desenvolvimento do projeto, já investiu 30 milhões de euros. «Até agora, não teve um impacto negativo nas nossas contas», assegura o executivo.

Texto: Luis Batista Gonçalves