Os portugueses estão a comer mais fora de casa. «As temperaturas elevadas e a maior disponibilidade de tempo estão, seguramente, entre os argumentos que motivaram o aumento do consumo fora do lar das famílias portuguesas. Ainda assim, fora de casa, o consumo de bebidas alcoólicas registou, entre abril e setembro deste ano, uma quebra de 14% em valor quando comparado com o período homólogo de 2016», diz um novo estudo.

No sentido inverso, o snacking tem conquistado mais espaço nas opções dos consumidores, registando uma subida de 54%. Segundo os autores de um inquérito da Kantar Worldpanel, apresentado nas instalações da GS1 Portugal, em Lisboa, no início da semana, no âmbito da quinta edição do evento Marcas+Consumidores da Centromarca, a preocupação com bem-estar e com a saúde está a impactar o consumo dos portugueses.

Apesar de haver menos gente a cozinhar em casa, os que o fazem, paradoxalmente, investem na qualidade dos ingredientes que utilizam. «78% dos lares escolhem alimentos saudáveis», confirma o novo estudo, que também revela que os portugueses ainda são pouco adeptos do online na hora de adquirir produtos FMCG, sigla de fast moving consumer goods, referente a produtos alimentares de consumo rápido.

«Os dados referentes aos meses de verão vêm consolidar informações apuradas em períodos anteriores. Se, por um lado, as preocupações de saúde e bem-estar estão a influenciar cada vez mais as escolhas do consumidor, por outro, o consumo online [neste mercado] ainda se mantém numa fase inicial», revelam os autores da pesquisa em comunicado. «77,5% refere que ingere menos gordura», avança ainda o documento.

Sal e gordura no topo das preocupações

84% dos inquiridos são ainda unânimes em concordar que os produtos sem conservantes ou aditivos são mais seguros para as crianças e 69,3% preocupam-se com a redução do sal. «O saudável é, atualmente, um dos principais elementos de dinamização do mercado, podendo mesmo falar-se do emergir de um novo saudável, assente em lares mais jovens e na apetência para o consumo de novos alimentos», diz Blandine Meyer.

A opinião da responsável da Kantar Worldpanel é secundada pela de Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca. «Os cuidados com a alimentação fazem parte de um estilo de vida mais saudável que os portugueses têm vindo a adotar, tentando encarar o dia a dia com maior otimismo e com menos riscos para a sua saúde. A prática de exercício físico multiplica-se e os cuidados com a alimentação também», refere.

Texto: Luis Batista Gonçalves