Nos dias de maior caor recomenda-se que prefira refeições leves, com alimentos ricos em água, fibras, vitaminas e minerais.

Fazer refeições regulares ao longo do dia - privilegiando os hortícolas nas refeições, em salada e sopas frescas -, a fruta como sobremesa e refeições intercalares são ainda alguns conselhos a seguir para enfrentar as temperaturas mais elevadas.

Siga estas 5 recomendações:

25 truques inimagináveis para perder peso
25 truques inimagináveis para perder peso
Ver artigo

Mantenha-se hidratado

O consumo de água recomendado para um adulto saudável é de 1,5 litros por dia, o equivalente a cerca de 8 copos. No entanto, as temperaturas mais altas aumentam as necessidades de ingestão de água. Para garantir uma correta hidratação, é importante que ao longo do dia ingira água de forma regular, mesmo sem sentir sede, não só como bebida, mas também através da ingestão de frutas e hortícolas, cruas ou em forma de sopa. Lembre-se que as bebidas alcoólicas para além dos potenciais malefícios, não são aconselhadas para matar a sede.

Reinvente a sua água

Aromatize a água adicionando pedaços de fruta, hortícolas, ervas aromáticas ou especiarias, ou transforme-a numa infusão fresca, usando a sua imaginação no grande universo de ervas. São excelentes alternativas saudáveis à água, mas não adicione açúcar!

Prefira fruta da época e nacional

A nossa fruta desta época do ano caracteriza-se por conter um elevado teor de água, como é o caso da melancia, meloa, melão, ameixas e os pêssegos. São alimentos de eleição para sobremesas e lanches coloridos, refrescantes e saudáveis.

Prefira refeições leves

Dê preferência a opções mais leves como as saladas e as sopas. Combine diferentes hortícolas (crus ou cozidos) como pepino, rúcula, tomate, feijão verde, cenoura ou alface, e adicione uma fonte de proteína, como ovo cozido, atum ao natural ou mesmo frango grelhado. Pode acompanhar esta salada com um pão, idealmente de mistura. As sopas, apesar de muitas vezes serem esquecidas nesta época do ano, são uma excelente forma de nutrir e hidratar. Se achar quente, deixe-a arrefecer!

Evite alimentos ricos em sal, açúcar e gordura

Estes alimentos são prejudiciais à sua saúde, pelo que deve usá-los com parcimónia na confeção das suas refeições e ter atenção ao rótulo na escolha dos seus alimentos.

As recomendações são de Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.