Ao longo de duas temporadas do seu programa de televisão Cozinha de Chef, Marlene Vieira convidou quem a seguiu no pequeno ecrã a embarcar numa viagem pela cozinha portuguesa. A série transmitida no canal Casa e Cozinha fez o périplo pela mesa regional e os ingredientes que lhe servem de matriz. Tendo por mote os programas transmitidos ao longo de vários meses, chega agora aos escaparates o livro Cozinha de Chef(edição Casa das Letras). Na obra, Marlene Vieira assina 44 receitas práticas, para pratos do dia a dia, mas com um toque de classe. O desafio que a chef deixa ao leitor é que “replique em casa estas receitas para um jantar digno de um restaurante com estrela Michelin”.

As mais de 40 receitas propostas em Cozinha de Chef percorrem um elenco de ingredientes usuais de todos os dias, que todos temos nas nossas cozinhas. Entre as inúmeras receitas, não há como deixar de referir as Pataniscas de bacalhau premiadas da chef, um Bacalhau com creme de caldo-verde ou uma Francesinha de atum e camarão. Para adoçar o fim da refeição, como resistir a um Papo de anjo com compota de laranja e fios de ovos ou umas Rabanadas de brioche com creme de baunilha e molho de caramelo?

O amor pela cozinha da chef Marlene Vieira deu em livro. Temos 3 receitas deliciosas
créditos: Casa das Letras

A obra com prefácio de João Sá, marido de Marlene Vieira e também chef, está arrumada em temas que percorrem algumas das etapas fundamentais da vida da chef: “As minhas raízes”, “Trás-os-Montes rumo ao gourmet”, “Alfama em Manhattan”, “A primeira experiência em televisão”, “Zunzum à mesa” e “Comboio presidencial”, são alguns dos capítulos que nos são apresentados.

“Um dia entrei pela primeira vez numa cozinha onde tudo me chamou a atenção. O ambiente era diferente, o cheiro da comida era diferente, a farda de cozinha era completamente diferente, e a cozinheira usava um barrete de chef de cozinha”, confidencia Marlene Vieira a abrir o seu livro. Um principio de vida nas cozinhas que também já havia partilhado em entrevista anterior ao SAPO Lifestyle.

Da obra, que chega aos escaparates com o preço de 21,9 euros, publicamos três receitas.

Siga, passo a passo, as indicações da chef Marlene Vieira e obtenha um muito interessante creme de ervilhas.
Creme de ervilhas, ovo e presunto
Creme de ervilhas, ovo e presunto
Ver receita completa

Um original acompanhamento para uma das espécies de mar mais apreciadas pelos portugueses.
Uma sobremesa que enriquece uma mesa de comemoração ou de festa.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.