Carina Barbosa, mestre em engenharia informática, segue neste título a máxima “somos o que comemos, e o que comemos pode matar-nos”. Inúmeras doenças que afetam a população mundial têm como gatilho uma má alimentação. Uma dieta baseada em produtos de origem vegetal previne patologias crónicas como a doença cardiovascular, oncológica, diabetes e obesidade.
Atenta a estas questões, Carina Barbosa, apresenta-nos “Cozinha 100% Vegetal e Saudável” (edição Nascente), um livro escrito com a intenção de cativar os mais hesitantes para a alimentação vegan, demonstrando que é saborosa, diversa e fácil de preparar. Diz-nos a autora na introdução à obra: “é maravilhoso saber que podemos preparar receitas deliciosas unicamente com ingredientes vegetais e, ao mesmo tempo, demonstrar como é simples e rápido fazer uma refeição saudável, amiga dos animais e do planeta”.
Um livro que também serve de apelo a uma libertação das normas impostas pela indústria alimentar de animais. “Saber que, ao optarmos por uma alimentação vegan, sem ingredientes de origem animal – como carne, peixe, laticínios, ovos, mel e outros - , estamos a abraçar uma grande causa, ao fazermos esta escolha, estaremos a salvar milhões de animais que sofrem e são mortos diariamente apenas para servirem de alimento”.
Ao folhearmos as mais de 240 páginas de “Cozinha 100% Vegetal e Saudável”, percebemos que estamos perante uma mesa cheia de cor, sabor e oferta. O leitor encontra sugestões de batidos e bebidas vegetais, queijos, patês, sopas, acompanhamentos, massas, saladas, pratos principais, sobremesas.
Todas as receitas apresentam o número de doses, o tempo de confeção, a dificuldade e ainda algumas dicas e conselhos de preparação.
Carina Barbosa trabalha no desenvolvimento de aplicações para smartphones. Foi, contudo, num curso de jornalismo que pela primeira vez contactou com o vegetarianismo e começou a abraçar a causa da defesa dos animais.
O grande interesse pela culinária vegan surgiu em 2013, quando adotou o estilo de vida conhecido como veganismo. Dado o seu gosto pela escrita e pela partilha, teve a ideia de criar o site www.veggitableblog.com onde incentiva os leitores a transitar facilmente para este regime alimentar.
O livro chega ao consumidor com o preço de capa de 17,69 euros.
Comentários