
O vencedor de 2016 irá juntar-se a Wilson Pires e Carlos Santiago, que ganharam as duas edições anteriores. Os concorrentes ainda em prova têm passado por fases eliminatórias como a apresentação ao júri e pelas Formações Master Barman do Ano, nas quais desenvolvem novos conteúdos relacionados com as temáticas da mixologia, atendimento ao cliente, coaching comportamental, entre outras.
Os 10 finalistas a concurso são:
Adília Paço – Restaurante Lounge Anfiteatro, Açores
Natural dos Açores, Adília Paço, de 27 anos, especializou-se em serviço de mesa e bar, tendo participado em diversos concursos da área. Actualmente, exerce funções de empregada de mesa e bar na Escola de Formação Turística e Hoteleira, nos Açores, desde 2008, onde também finalizou o seu curso, mais concretamente no Restaurante Lounge Anfiteatro, em Ponta Delgada.
Bruno Veiga – El Clandestino, Lisboa
Bruno Veiga, de 31 anos, iniciou a profissão de bartender em 1999, na cidade de Lisboa, tendo exercido a função para diversas marcas enquanto embaixador. Enriqueceu a sua experiência como bartender em Londres e no Cazaquistão, e de volta a Portugal, passou pelo Lisbon Marriott Hotel, Sheraton Lisboa e K.O.B., onde foi chefe de bar. Desde o ano passado, está no El Clandestino como chefe de bar.
Eduardo Marques - Uptown Bar, Intercontinental Hotel, Lisboa
Depois do curso em Comunicação, no Porto, e de formação como bartender, Eduardo Marques foi chefe de bar na mesma cidade. Desenvolveu competências em Paris e foi bartender no Hotel Vila Galé do Estoril e no Hotel Avenida Palace de Lisboa. Partiu para o Dubai onde desempenhou funções como mixologista e bartender de 1ª no MusicHall Zabeel Saray Hotel. Actualmente e com 36 anos, é barman no Uptown Bar no Intercontinental Hotel, em Lisboa.
Jaime Montgomery - Restaurante Bovino - Quinta do Lago, Almancil
Jaime Montgomery tem 23 anos e começou como bartender e empregado de mesa, em 2013, no Hotel Conrad Algarve. Desempenhou a mesma função no CS Hotels, em Albufeira, e passou, ainda, por Londres em 2014, no Hilton Islington London. Actualmente, é chefe de bar no restaurante Bovino na Quinta do Lago, em Almancil.
João Ferreira - Restaurante Sal Ponte, Aveiro
João Ferreira completou o curso de empregado de mesa e barman de 1ª, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, através do qual realizou estágios curriculares em bares de vários pontos do país. Realizou, ainda, um estágio em Erasmus na República Checa e, actualmente, é barman no restaurante Salpoente, em Aveiro. Com 27 anos, este é o segundo ano que concorre a Barman do Ano.
Jorge Camilo - Bistro 100 Maneiras, Lisboa
Jorge Camilo, de 31 anos, começou por estudar cultura visual e fotografia. Contudo, a paixão pelo mundo do bar falou mais alto. Actualmente podemos encontrá-lo a chefiar o bar do Bistro 100 maneiras, em Lisboa. Na sua carreira passou ainda pelo La Cottura e Restô do Chapitô. Pelo meio, participou no livro “100 Cocktails 100 Maneiras” com o chefe Ljubomir Stanisic.
Luís Correia - Hotel Quinta da Marinha Resort, Cascais
Com o curso de formação profissional de gestão de Restaurante/Bar, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, e vários cursos na área de bar, Luís Correia iniciou sua a vida profissional como empregado de mesa. Passou pelo Hotel Cascais Miragem e, agora, com 25 anos, é barman no Bar Trent Jones, no Hotel Quinta da Marinha Resort.
Marco Leote - Puro Beach, Tivoli Hotels & Resorts, Vilamoura
Após frequentar diversos cursos relacionados com o mundo do bar, Marco Leote iniciou o seu percurso como bartender no Nikki Beach, em Vilamoura. Em 2014, viajou até Londres, onde trabalhou em dois bares. Foi gerente do bar Puro Beach, no Tivoli Vilamoura, onde ainda se encontra.
Nelson Matos - Conrad Algarve, Almancil
Natural do Algarve, foi nesta região que Nelson Matos se estreou como bartender, no Aparthotel Alpinus, em Albufeira. Mais tarde, desempenhou funções como chefe de bar na mesma cidade e, ainda, em Londres, onde trabalhou em três bares. Agora com 33 anos, é chefe de bar do Conrad Algarve, na Quinta do Lago.
Nuno Carreira - Quinta da Freira, Moita
Nuno Carreira tirou o curso de empregado de mesa e bar de 1ª, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Exerceu as funções de empregado de mesa e barman em variados locais da região do Barreiro e foi gerente do restaurante Carla Maria da Silva. Desde 2011, que é técnico especializado de Bar e Cozinha, estando à frente do serviço de bar na Quinta da Freira, na Moita. Participa pelo terceiro ano no concurso Barman do Ano.
Comentários