
Este festival reaviva a tradição da transumância, o movimento sazonal dos rebanhos da montanha para a planície. A 15ª edição do “Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância” repete a fórmula de sucesso de anos anteriores. O evento convida os participantes a descobrir os antigos trilhos dos rebanhos em torno da Serra da Gardunha, a saborear a música pastoril e a degustar os produtos da região como os queijos, os enchidos, o pão e os vinhos.
No decorrer do festival os habitantes da pacata vila de Alpedrinha abrem as portas das suas casas e convidam à prova de iguarias locais. Junta-se a esta vertente a mostra de artes tradicionais e um programa com enfoque na ruralidade e nas paisagens do concelho.

Um dos pontos altos do festival, a 18 de setembro, é a caminhada de 9 quilómetros (percurso plano) pelos trilhos dos pastores, a acompanhar um rebanho de ovelhas. Um percurso que termina na vila de Alpedrinha com um almoço Basco.
Em 2016 a região convidada é o País Basco, partilhando o seu património musical, etnográfico e gastronómico. Esta é a segunda região a ser convidada para marcar presença nos Chocalhos, depois de em 2015 ter sido convidado o Baixo Alentejo, que foi o primeiro território a partilhar com a Beira as suas tradições de pastorícia.
O programa completo do Festival, transportes alternativos, pacotes turísticos e alojamento, podem ser consultados no site do evento.
Comentários