Para o Vista Restaurante, no Bela Vista Hotel & SPA (Praia da Rocha, Portimão), a noite de 22 de novembro foi histórica: O restaurante arrecadou a sua primeira Estrela Michelin, na cerimónia de lançamento do “Guia Michelin Espanha e Portugal 2018”.

“É o reconhecimento máximo que podemos receber, pelo trabalho que temos vindo a desenvolver e por tudo o que construímos nos últimos anos no Vista”, assegura o chefe João Oliveira, muito feliz com a distinção, sentimento partilhado com todos os que o têm acompanhado na cozinha. “Para a equipa, é um momento muito importante. Temos trabalhado muito, em sintonia com a direção do hotel, sempre a lutar para construir uma cozinha e um conceito o melhor possível, e para podermos proporcionar uma experiência única”.

Uma cozinha que o chefe define como “evolutiva, rigorosa e assumidamente voltada para a sustentabilidade”. Uma abordagem que não retira à mesa de João Oliveira um carácter de simplicidade, aliada à intensidade de cada sabor, com primazia para os peixes e mariscos.

Oliveira, Pirillo e Bonito, um trio de chefes que se estreia na conquista das estrelas Michelin
Chefe João Oliveira

São muitas as horas que o chefe e a equipa dedicam à escolha e ao tratamento dos ingredientes, e ao desenvolvimento de técnicas de confeção que potenciem ao máximo as qualidades dos produtos. “Dediquei os últimos 14 anos da minha vida ao lado profissional e às vezes sinto que não tenho acompanhado a minha família como gostaria, por isso este prémio também vai para eles”, explica o cozinheiro que, com apenas 30 anos, diz estar “consciente e honrado por este reconhecimento nacional e internacional, de enorme peso e responsabilidade”.

Um momento especial para toda a equipa, diz Daniele Pirillo
Já Daniele Pirillo, que aperfeiçoou as suas técnicas de cozinha sob alçada do chefe Heinz Beck no restaurante La Pergola (três estrelas Michelin), em Roma, chegou ao Gusto, no Conrad Algarve, em 2014, como chefe residente. “É com enorme alegria que recebo a primeira estrela do Gusto. Este é um momento bastante especial para toda a equipa, não podíamos estar mais felizes. Esta conquista reflete a nossa dedicação, a paixão pela gastronomia e, claro, a vontade de fazer cada vez mais e melhor”, refere Pirillo.

Oliveira, Pirillo e Bonito, um trio de chefes que se estreia na conquista das estrelas Michelin

“A conquista desta estrela Michelin traduz o trabalho excecional que tem vindo a ser desenvolvido, de forma consistente, por toda a equipa do Gusto. É uma equipa fantástica, dinâmica e bastante dedicada. Estão todos de parabéns”, acrescenta Katharina Schlaipfer, diretora geral do Conrad Algarve.

Heinz Beck, conhecido como um dos "mestres" indiscutíveis da gastronomia, é o chefe consultor do restaurante Gusto desde a abertura, em 2012. A escolha dos melhores ingredientes locais e internacionais e a aposta em sabores inovadores, com influência mediterrânica, são as principais marcas deste restaurante que combinam, na perfeição, com a decoração elegante e contemporânea.

Tiago Bonito e a sua primeira Estrela Michelin no Largo do Paço

Sob o comando do Chefe Executivo Tiago Bonito, o restaurante Largo do Paço revalida na edição de 2018 a sua Estrela, atribuída pelo “Guia Michelin Espanha e Portugal”.

Para o chefe Tiago Bonito, que lidera desde abril de 2017 a equipa de cozinha do Largo do Paço (Casa da Calçada, em Amarante), “a revalidação da estrela Michelin é um premiar de todo o trabalho desenvolvido pela equipa da Casa da Calçada, em particular do Restaurante Largo do Paço. É um orgulho este reconhecimento que reflete toda a nossa autenticidade, paixão e dedicação, e a vontade que temos de todos os dias fazer mais e melhor, oferecendo a quem nos visita a garantia de uma experiência inesquecível e gastronomicamente enriquecedora”.

Oliveira, Pirillo e Bonito, um trio de chefes que se estreia na conquista das estrelas Michelin
A equipa do Largo do Paço, em Amarante

Aos menus “Identidade” e “Caminhos”, recentemente apresentados com a introdução da carta outono/inverno, e um ambiente requintado, mas acolhedor, junta-se uma carta de vinhos entre as melhores do país e da região.

Recorde-se que 2004 foi o primeiro ano em que o Largo do Paço conquistou a estrela atribuída pelo guia francês de alta gastronomia. Desde então o restaurante tem mantido a distinção. Já Tiago Bonito foi eleito “Chefe Cozinheiro do Ano em 2011”, no mesmo concurso em que se distinguiu com o “Troféu de Inovação”.

 O anúncio das estrelas atribuídas em Portugal e Espanha foi feito ontem pelo Guia Michelin, durante uma cerimónia que decorreu em Tenerife, Espanha. A par do Largo do Paço foram distinguidos com Estrelas Michelin entre os 18 restaurantes portugueses.