O Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) informou hoje que a proposta da Universidade de Aveiro (UA) para um Mestrado Integrado em Medicina foi aprovada.
Postura errada na praia, calçado e transporte de bagagem inadequados são alguns dos responsáveis pelas dores nas costas durante as férias. Tome nota das recomendações do médico Luís Teixeira, especialista em Ortopedia.
Enquanto na Doença de Crohn o intestino grosso tem uma inflamação que pode envolver todas as camadas da parede do intestino, na Colite Ulcerosa apenas a camada superficial do intestino grosso está inflamada.
A atividade sexual sem consentimento é considerada violação e/ou agressão. O não consentimento ou a não autorização da vítima para o envolvimento em atos sexuais é uma das características da violência sexual. Falámos com a psicóloga Catarina Lucas, com experiência no campo da sexologia, sobre "limit
Efeito tóxico provocado pelo contacto com a lagarta do pinheiro produz inchaço, irritação e por vezes dificuldade respiratória. Se mexer numa lagarta com pêlos, ligue para a linha SNS 24 ou dirija-se a uma unidade de saúde.
Informe-se sobre as causas e efeitos possíveis de um sismo na sua zona. Fale sobre o assunto de uma forma tranquila e serena com os seus familiares e amigos. Siga as indicações do programa 'A Terra Treme', da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
A vermelhidão facial pode ser causada por uma doença designada rosácea. As informações que tem de saber e os cuidados que deve ter explicados pela farmacêutica Susana Henriques.
O cancro do ovário é o sétimo mais frequente na mulher em todo o mundo e é o cancro ginecológico mais letal. Falámos com Maria, nome fictício, que tem 53 anos, e que foi diagnosticada com a doença, e depois com uma recidiva.
Ao adotar hábitos saudáveis, como o uso regular de protetor solar e a busca de sombra durante as horas mais quentes do dia, pode reduzir, significativamente, o risco de desenvolver cancro da pele. Falámos sobre esta doença com Maria Goreti Catorze, médica dermatologista e secretária-geral da Socieda
Tome nota das vantagens da exposição à radiação solar no combate de seis doenças. Mas lembre-se: a exposição deve ser moderada e fora das horas de maior calor, ou seja, evite o período entre as 12h00 e as 16h00.
Conhecimento sobre sintomas e literacia em saúde são, defendem especialistas, a melhor forma de aumentar o diagnóstico precoce e mudar a estatística. Mutações genéticas são responsáveis por 20-25% dos casos de cancro do ovário.
De 20 a 27 de maio, o grupo Germano de Sousa realiza rastreios gratuitos de indicadores de saúde (glicémia e colesterol total), como forma de assinalar o Mês do coração.
Um artigo de opinião da advogada Ana Leonor Marciano, especialista em Direitos Humanos, violência de género, violência doméstica, Direitos das crianças.
A asma é uma doença respiratória crónica subdiagnosticada e subtratada que afeta cerca de 700 mil pessoas em Portugal. Falámos sobre esta doença com Henrique Cabrita Rodrigues, médico e assistente hospitalar de Pneumologia na Unidade Multidisciplinar de Asma Grave do Hospital Santa Maria.
A combinação entre uma alimentação pouco saudável e uma fraca hidratação propicia a condição ideal para a formação de pedras nos rins. O médico urologista Estêvão Lima deixa alguns conselhos para evitar esta condição dolorosa que afeta cerca de 800 mil portugueses.
A dor crónica é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente mulheres. Um artigo de Armando Barbosa, anestesiologista, diretor das Clínicas Paincare.
Adotar uma alimentação saudável é essencial para proteger o trato urinário. Embora cada pessoa reaja à sua maneira, há alguns cuidados gerais que não pode descurar. Veja os conselhos da médica ginecologista Bercina Candoso.
Todos os anos surgem 6.000 novos casos de cancro da mama, um dos tumores malignos mais frequentes no sexo feminino. Algumas dessas mulheres acabam mastectomizadas, um procedimento cirúrgico que pode ser essencial à sua sobrevivência. Falámos com o médico João Bastos Martins, especialista em Cirurgia
O consumo diário de um ovo pode reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no mundo, indica um estudo realizado na China e publicado na revista Heart.