Fizemos uma viagem pelas tendências na área da estética e do bem-estar a nível internacional. Evolutivos por excelência, estes sectores de actividade apresentam novas ideias que primam pela criatividade e pela funcionalidade.

Existe uma preocupação crescente no que diz respeito ao atendimento personalizado, tendo em conta a classe social, a classe etária, o estilo de vida e a saúde de cada um.

Na aposta de um melhor atendimento e prestação de serviços com qualidade, os profissionais de estética aderem cada vez mais a novas soluções que podem, em última instância, ser consideradas um verdadeiro investimento.

O desenvolvimento do sector da estética depende directamente do seu carácterevolutivo e da sua capacidade de lidar e de aprender com a mudança. Viaje pelo mundo das tendências mundiais e escolha que mais lhe agrada.

Animação ao rubro

Para quem procura uma atmosfera de emoções, a agitação de um casino aliada à experiência e às sensações dos cuidados spa já são uma realidade e uma tendência de sucesso. Retiros tranquilos, ideais para relaxar e fazer uma pausa das tentações do jogo.

Circulação de luxo
Comboios equipados com ginásios e spas, aviões com duches sensoriais e massagens, e cruzeiros completamente orientados para a saúde e para o bem-estar, são algumas das tendências de spas em movimento.

Também os utentes dos respectivos aeroportos poderão encontrar à sua disposição cuidados estéticos, corporais, faciais e capilares, além de diversos produtos que serão comercializados no local.

Estes espaços apresentam-se como um local ideal para descontrair antes do voo, ou mesmo para recuperar do “jet lag”. Coaching Com o aumento exponencial do stress, fruto da sociedade moderna, os institutos e os spas exercerão um papel activo na redução do mesmo.

Os profissionais de estética e bem- -estar tendem a adoptar, no seu dia-a-dia, técnicas de coaching, fornecendo dicas aos clientes para que estes possam reduzir em sua casa as tensões.

O controlo da respiração, os banhos quentes, a meditação, o exercício, a partilha de sentimentos e o apoio psicológico devem, neste sentido, ser tidos em conta.

Saiba mais na próxima página

Combinações de sucesso
A fusão de cuidados também será uma tendência. Watsu (water e shiatsu), wellness (well-being e fitness) e yogalates (yoga e pilates) são apenas alguns dos exemplos que tendem a emergir numa combinação que irá duplicar os seus resultados e benefícios.

Consultoria de imagem
Os consultores de imagem têm como função melhorar o aspecto e a imagem daqueles que recorrem aos seus serviços, ao mesmo tempo que aumentam as suas probabilidades de sucesso pessoal e profissional.

Esta profissão não é nova, no entanto, é uma tendência comum nos dias que correm. Os profissionais ligados à área da estética, da beleza e do bem-estar são, devido à sua sensibilidade e conhecimentos, óptimos candidatos para se formarem como consultores de imagem.

Cuidados preventivos

Ultimamente, tem surgido uma nova interpretação de “medical spa” que em alternativa às intervenções cirúrgicas e aos cuidados médico/estéticos em ambiente spa focalizam a sua actividade na manutenção da saúde.

Nestes novos spas, para além dos já habituais cuidados relaxantes e de beleza, é possível efectuar todos os exames habituais que se realizam num check up de rotina, tais como, electrocardiogramas, ecografias e análises, em condições perfeitamente inócuas e envolvidas por um sentimento de bem-estar.

Personalização de fórmulas
Com a evolução da cosmética tendem a surgir conceitos novos e originais numa procura contínua de respostas e soluções. Desde os primórdios que a personalização de fórmulas de cosméticos é executada por parte dos profissionais de estética, no entanto, actualmente, a tecnologia permite que, através de um sistema inovador e sob parâmetros instituídos de fabricação e segurança, os profissionais possam criar, nos seus gabinetes, fórmulas de cosméticos personalizadas para os seus clientes, como se se tratasse de um verdadeiro laboratório.

Satisfação máxima
A preocupação crescente com o cliente e a satisfação imediata das suas necessidades é uma tendência que poderá levar a algumas repercussões normativas. Por exemplo, alguns spas já permitem o uso do IPod durante a massagem, desde que esta seja a vontade do cliente.

Ou seja, esta tendência para satisfazer ao máximo o cliente poderá passar, entre outros factores, pela redefinição das normas para o uso de dispositivos pessoais e pela necessidade de abraçar as novas tecnologias.

Saiba mais na próxima página

Saúde mental
Com o envelhecimento da população, os spas e centros de estética terão uma tendência crescente para adicionar mais actividades, novas tecnologias e terapias que irão funcionar como “ginásios para a mente”, através da dinamização de jogos e programas educacionais que passarão a estar disponíveis nos seus menus.

Serviços low cost
As empresas, frequentemente, conjugam na sua gestão dois conceitos diferentes: -Centros de estética, com atendimento personalizado, com cosmética de gama média/alta, localizados nos grandes centros urbanos ou nos centros comerciais de grandes dimensões, em zonas com poder de compra. -centros de beleza que funcionam sem marcações e com serviços rápidos a preços baixos que respondem às necessidades de públicos muito específicos.

Normalmente, encontram-se geograficamente localizados próximos de potenciais comunidades consumidoras deste tipo de serviços. Esta é uma tendência empresarial que caminha para uma diversificação ao nível das ofertas procurando alcançar vários públicos, de várias classes sociais.

Em suma, são dois conceitos, dois serviços e, muitas vezes, apenas uma empresa. Crianças Inicialmente, os spas recusavam a presença de crianças. O argumento era que elas faziam muito barulho e não deixavam que o principal objectivo dos spas – o relaxamento – se concretizasse.

No entanto, a existência de actividades e instalações específicas para as crianças nos spas, assim como os spas exclusivos para crianças, são agora uma tendência. Desde banhos relaxantes, a massagens e a serviços de manicura, pedicura e cabeleireiros, são várias as opções disponíveis.

Também os adolescentes visitam os spas e os centros estéticos, sendo que a tendência que se observa remete para a incorporação de cuidados direccionados para eles, assim como linhas de produtos específicas para as suas peles jovens.

Homens
O cuidado com o aspecto físico é hoje um factor considerado importante no que diz respeito às oportunidades laborais e ao êxito pessoal. Os tempos mudaram, as mentalidades evoluíram e a pressão da sociedade fez com que o homem assumisse, sem tabus, a sua preocupação com a aparência.

O mercado masculino encontra-se em crescimento tornando-se o alvo de muitos cuidados, produtos e ofertas, tanto no que diz respeito a spas como a institutos. Deste modo, verifica-se uma tendência para a abertura de espaços exclusivos para o sexo masculino onde são prestados e executados cuidados de epilação, massagens, cosmética, entre outros.

Saiba mais na próxima página

Terceira idade
Observa-se actualmente uma crescente procura a nível de spas pela população com mais de 60 anos. A razão principal prende-se com a possibilidade de unir descanso e lazer aos cuidados com a saúde e com a aparência.

No entanto, a solidão é também uma razão de peso que leva esta faixa etária a procurar estes espaços, pois tanto os homens como as mulheres, com mais de 60 anos, encontram ali a oportunidade de conhecer outros indivíduos na mesma situação.

Sono saudável
Cada vez mais spas e hotéis enfatizam a importância da criação de ambientes ideais para dormir, orientando para esse efeito aspectos como a iluminação (que deve ser suave), a aromaterapia e os cuidados spa ultra-relaxantes.

A tendência é para que alguns destinos spa possam inclusive cuidar e minimizar distúrbios, tais como a apneia do sono, as insónias, entre outros. Também os day spas tendem a dispor de salas para relaxamento e para dormir após os rituais spa.

Para além disso, os spas de hotel apostam, com mais frequência, na concepção de suites, desenhadas como se fossem mini-spas, para que o cliente possa ter acesso aos rituais no seu próprio quarto.

Soluções para empresas
São vários os centros e institutos de beleza, assim como os spas, que criam serviços especialmente vocacionados para certos grupos, tais como para as empresas. Trata-se de soluções estruturadas à medida de cada organização, ou seja, propostas inteiramente personalizadas e dedicadas às necessidades de cada grupo.

Este conceito pode ser desenvolvido por clínicas ou mesmo por profissionais independentes, já que o serviço pode também ser prestado nas instalações da empresa que o adquire.

Tecnologia multifuncional
Actualmente, existe uma tendência nos spas e nos centros de estética para a utilização de equipamentos que actuam com base na sinergia de técnicas, permitindo cuidados mais completos e integrais. A combinação de tecnologias amplia a qualidade dos resultados.

Deste modo, a funcionalidade de um “touch screen” (ecrã táctil) ou de uma plataforma que combina várias tecnologias se alia ao design para proporcionar a sincronia ideal.

Saiba mais na próxima página

Spas ecológicos
Os clientes pensam no compromisso ecológico quando escolhem um spa e a sua procura não se limita à escolha de um spa onde façam reciclagem e ofereçam comida orgânica.

Os visitantes dos spas ecológicos tendem a ser mais exigentes, e nesse sentido respeitam e recompensam o esforço relativo à introdução de cuidados naturais, à contratação de funcinários locais e à contribuição para a comunidade.

As designações natural, orgânico, holístico, verde, amigo do ambiente e sustentável serão muito mais importantes do ponto de vista da escolha do spa. Terapias express

A popularidade dos cuidados expresso, tais como a técnica da massagem na adeira, que pode ser executada em 10 minutos, vai crescer não só porque é relaxante mas também porque o controlo das tensões diárias é crucial para a saúde e pode ser efectuado rapidamente com as técnicas adequadas.

As empresas terão também tendência para contratar este tipo de serviços expresso que, em alguns casos, vão ao domicílio ou aos locais de trabalho e que funcionarão como uma motivação para os trabalhadores.

Turismo médico
No que diz respeito ao turismo médico, a tendência à qual se continuará a assistir é caracterizada pelo aumento de pessoas que viajam para outras cidades ou países à procura de novas experiências que aliam a medicina ao spa.

As novas tecnologias postas ao serviço da ciência atraem os turistas de modo que os hotéis e os spas apresentam nesse sentido pacotes específicos para: estadias pré e pós-cirurgia estética, programas detox, medicina “antiaging” e medicina integral.

Texto: Patrícia Velez Filipe

Agradecimentos: A todas as empresas e individuais com espírito criativo e empreendedor que desenvolvem cada um destes conceitos.

Imagem:The Lake Spa Resort

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.