Manter uma pele saudável implica seguir rotinas de hidratação durante os 365 dias do ano e não apenas aplicar um hidratante nos momentos em que a epiderme já se apresenta muito desidratada. Com a ajuda da dermatologista Manuela Cochito, reunimos oito dicas antipele seca que a vão ajudar a exibir uma pele melhor. Vai ver que depois de ler e aplicar as dicas que lhe apresentamos, a sua epiderme ganhará vivacidade e saúde. Estes são os cuidados que, se ainda não tem, deve rapidamente adotar.

1. Banhos diários para hidratar

Habitue-se a fazê-los todas as manhãs. "Para a pele do corpo se manter bem hidratada, deve fazer banhos diários rápidos com água pouco quente e usar produtos lavantes suaves e com pH próximo do da pele, que é de 5.5", aconselha a dermatologista. Se a sua epiderme for muito seca, o melhor é fazê-lo com produtos que não contenham sabonete mas, sim, com substâncias de limpeza emolientes que não irritem.

2. Pedra-pomes para efeito peeling

Esfregue as zonas mais secas, como os calcanhares e os cotovelos, com esponjas de efeito peeling ou pedra-pomes. Depois, aplique um creme gordo ou um dos cremes específicos para essas zonas que encontra à venda no mercado.

3. Hidratante após o banho

Aplicar este tipo de produto depois da sua higiene diária é fundamental. "Se tiver uma pele tendencialmente seca, deve usar um hidratante diariamente após o banho", recomenda a especialista.

4. Esfoliação necessária para remover células mortas

Uma vez por semana, no mínimo, faça uma esfoliação corporal para libertar o seu organismo das células mortas. Seque-se, seguidamente, com ligeiras pressões, com uma toalha, nunca esfregando com força. Não ultrapasse, no entanto, os dois peelings por semana.

5. Protega os seus pés

Após o duche, redobre os cuidados com os pés. Ande descalça o menos possível em zonas comuns e seque muito bem o espaço entre os dedos. A humidade favorece as infeções.

6. Tenha cuidado com o sal e com o cloro

Tome um duche de água doce sempre que tomar banho no mar ou em piscinas com cloro, em qualquer altura do ano. O sal e o cloro podem danificar o cabelo e a pele e favorecer o aparecimento de alergias cutâneas.

7. A importância de uma boa hidratação

Beba água suficiente e proteja a pele do sol e do vento. Os agentes externos são os principais inimigos da pele, não só no verão mas, sim, ao longo dos 12 meses do ano.

8. Use óleo depois do banho

Os óleos para usar depois do banho são uma boa opção para peles com secura extrema. Se tiver falta de tempo, recorra à mais recente inovação no mercado, os óleos secos, que lhe permitem vestir-se imediatamente após a aplicação, não tendo por isso que esperar até que a sua pele os absorva completamente.

Texto: Madalena Alçada Baptista

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.