As férias na neve são, cada vez mais, uma pausa sazonal indispensável, tal como sucede com os passeios e com as estadias turísticas em locais de grande altitude. Se é o seu caso e está de partida, lembre-se que a sua pele vai precisar de cuidados especiais. Saiba como protegê-la do efeito agressor do sol e do frio. Sabia que o efeito refletor da neve aumenta até quatro vezes mais a quantidade de radiação ultravioleta à qual a pele é exposta?
Pois bem, isso significa que todos cuidados de proteção solar que, habitualmente, toma quando vai para a praia devem ser reforçados durante as férias na neve. Na verdade, o bronzeado não é mais do que uma resposta natural da barreira cutânea à agressão provocada pela radiação solar mas, com o passar do tempo, a pele vai perdendo essa capacidade de defesa, ficando, cada vez mais, sujeita aos danos foto-induzidos.
Danos esses que vão desde o envelhecimento precoce até ao cancro de pele em situações mais extremas. Para garantir que protege convenientemente a sua epiderme, aja preventivamente. Aplique um protetor solar com fator de protecção elevado em todas as áreas expostas, em particular no rosto e nas mãos. Renove a aplicação regularmente, sobretudo nas zonas mais sensíveis, como os lábios, contorno de olhos e nariz.
Os olhos devem ainda ser protegidos com óculos escuros, para evitar queimaduras nas pálpebras e diminuir o risco de desenvolver cataratas ou outros problemas de visão, que também podem surgir nestas alturas. Estes conselhos de prevenção são fundamentais, uma vez que o sol tende a ser minimizado pelos praticantes dos desportos de neve, que chegam a estar expostos às radiações durante várias horas.
O problema do frio
O frio e o vento, habitualmente secos, que se fazem sentir no topo da montanha desidratam a pele, danificando a barreira hidrolipídica que a protege das agressões exteriores. Uma vez debilitada esta barreira protetora, que é composta por camadas de células unidas entre si por água e lípidos, a pele fica mais frágil, seca, descamativa, áspera e com tendência à para a vermelhidão e para a comichão, podendo até abrir gretas.
Nalguns casos, chega a abrir fissuras e até a originar dor, pelo que essa proteção deve ser reforçada. Para assegurar que a barreira cutânea está em boas condições para resistir às agressões do clima frio, é fundamental repor os lípidos e a água que vai perdendo, fornecendo-lhe hidratação extra.
Hidrate a pele de manhã e à noite, utilizando fórmulas mais nutritivas, em especial nas zonas mais expostas e, por conseguinte, mais ásperas, secas ou descamativas, como os lábios e as mãos.
O momento ideal para o fazer é depois do banho, uma vez que, ao optar por essa altura, esse gesto ajuda a reter a água difundida para a pele. Para além disso, essa é também uma das ocasiões que muitas mulheres aproveitam para cuidar do rosto, do corpo e até do cabelo, como confirmam muitos estudos comportamentais levados a cabo, alguns deles pelas principais marcas de produtos de cuidados corporais.
Comentários