Existem no mercado várias possibilidades de manter as unhas dos pés perfeitamente protegidas e bonitas. Com uma boa selecção de produtos, existe hoje em dia os meios de reconstruir unhas danificadas, rectificar imperfeições e embelezar as unhas dos pés de modo a que estas permaneçam impecáveis cerca de 3 a 4 semanas.

Cabe à estilista de unhas verificar que técnicas mais se adequam a cada cliente. As técnicas que demonstramos abordam a parte reconstrutiva e de embelezamento.

Aplicação de verniz de gel quando só é necessário embelezar e proteger; utilização de gel para rectificar, estruturar; e aplicação de gel para embelezar com Nail Art. Estas soluções duradouras vão, sem dúvida, cativar as mulheres.

As três técnicas
  • Verniz de gel

    Especialmente concebido para unhas naturais curtas sem alongamentos ou tips. Cobre e protege as unhas durante 3 semanas, sem descascar.

    A aplicação é feita directamente na unha natural e catalisa sob a luz UV. Recomendado para unhas das mãos e pés, não necessita de polimento. Uma técnica muito prática e rápida para clientes que não têm tempo, mas que querem ter as unhas arranjadas durante mais tempo do que com uma manicura normal.

    Vantagens:

    - Aplicação rápida (feita por profissionais)

    - Dura 3 a 4 semanas

    - Protege

    - Embeleza

    - Não necessita de polimento para ser retirado

    - É solúvel com líquido da mesma linha

    • Reconstrução e rectificação de unhas partidas

      Para quem tem unhas fracas e quebradiças, o problema de partir unhas dos pés com frequência resolve-se com a aplicação de gel. Unhas que nascem tortas ou com defeitos, facilmente podem ser rectificadas pelas estilistas de unhas, com os utensílios e geles certos.

      Casos de unhas que encaracolam e não crescem, deixou de ser um impeditivo para usar sandálias e mostrar os pés como aqui apresentamos.

      • Nail Art

        Ninguém fica indiferente ao pormenor que a Nail Art confere às unhas. É um gracioso detalhe feminino, como se a cada novo trabalho as estilistas de unhas colocassem nas unhas das suas clientes uma nova jóia.

        E porque os pés também merecem, a arte das unhas dos pés é uma tendência cada vez com mais sucesso entre as clientes fãs da Nail Art. Este tipo de arte começa a ser muito procurada pela elegância de exibir uns pés cuidados e, ao mesmo tempo, alegres e bonitos. Nesta técnica utilizou-se tips para conferir umas unhas perfeitas ao resultado final.

        Saiba mais na próxima página

        Passo a passo

        Verniz de gel
        1. Preparação das unhas- Feita a pedicura e a higienização dos pés da cliente, lima-se as unhas acertando o seu tamanho. Passa-se com o bloco de forma a retirar todo o brilho natural das unhas e limpa-se bem todo o excesso de pó das unhas com o removedor sem acetona (retirando toda a gordura natural das unhas).

        2. Aplicação do “verniz” de gel  - Aplica-se em camada esticada o “verniz” de gel transparente em todas as unhas e leva-se ao catalisador durante 3 minutos.

        3. Francesa - Desenha-se a francesa com o gel banco, unha a unha, levando alternadamente ao catalisador por mais 3 minutos.  Aplica-se o gel de glitter sobre a francesa em camada esticada, levando novamente ao catalisador. Com a lima e o bloco, acerta-se algumas imperfeições, retira-se o pó das unhas para o brilho final. Aplica-se o gel de brilho em camada fina e catalisa-se durante 6 minutos.

        4. Finalização - Finaliza-se com o óleo de cutículas e a aplicação do creme de pés.

        Este trabalho tem uma duração de 25 minutos (não inclui a pedicura) e é um trabalho que só pode ser efectuado em unhas naturais, sendo uma alternativa ao verniz.

        Saiba mais na próxima página

        Unhas de gel com Nail Art
        1- Preparação das unhas - Igual ao verniz de gel.

        2. Aplicação do gel -  Aplica-se uma primeira camada de gel transparente em todas as unhas e leva-se ao catalisador durante 3 minutos. Retira-se do catalisador, limpa-se a goma do gel com um algodão e removedor sem acetona. Passa-se com o bloco para uniformizar todas as unhas, limpa-se o excesso de pó.

        3. A Arte - Desenha-se a francesa com o gel branco, catalisando 3 minutos. Aplica-se o gel com glitter sobre a francesa levando novamente a catalisar por mais 3 minutos. Faz-se a nail art escolhida pela cliente com o gel branco e rosa, catalisar 3 minutos.

        4. Aperfeiçoamento das unhas - Após a conclusão da nail art passa-se à fase de aperfeiçoamento das unhas. Remove-se a goma do gel, lima-se as unhas deixando-as com um perfil natural. Passa-se com o bloco para as uniformizar, retira-se todo o pó com a ajuda de um pincel e, por fim, aplica-se o gel de brilho numa camada esticada. Deixa-se catalisar 6 minutos para um bom resultado final.

        5. Finalização - Aplica-se um óleo de cutículas para hidratação das mesmas, finalizando o trabalho com uma aplicação de creme para os pés com massagem, para estimulação e circulação sanguínea.

        Este trabalho tem a duração de 1 hora (não inclui a pedicura) e é um trabalho que pode ser efectuado em unhas naturais ou com gel e tips.

        Saiba mais na próxima página

        Reconstrução com unhas de gel
        1.Preparação das unhas - Igual ao verniz de gel.

        2.Reconstrução de unhas - Com a broca, uniformize as unhas que levam os tips. Depois da escolha do tip, corte com a guilhotina, e cole com cola específica. Com a lima e o bloco dá-se forma ao tip, para que pareça uma unha natural.

        3.Aplicação do gel - Aplica-se uma primeira camada de gel transparente em todas as unhas e leva-se ao catalisador durante 3 minutos. Retira-se do catalisador, limpa-se a goma do gel com um algodão e remove-se sem acetona.

        Passa-se com o bloco para uniformizar todas as unhas, limpando o excesso de pó. Com um gel cor da pele aplica-se uma camada de forma a cobrir todas as imperfeições da inexistência de unha, catalisando 3 minutos. Retira-se a goma do gel com algodão e removedor sem acetona.

        4.Francesa - Desenha-se a francesa com o gel branco, catalisa-se novamente 3 minutos. Depois de catalisado, passa-se uma camada de gel ligeiramente leitoso para dar um acabamento mais uniforme às unhas; esta camada de gel também catalisa 3 minutos.

        5.Aperfeiçoamento das unhas- Em seguida retira-se novamente a goma e passa-se à fase de aperfeiçoamento. Lima-se as unhas deixando-as com um perfil natural, passa-se com o bloco para as uniformizar, retira-se todo o pó com a ajuda de um pincel e, por fim, aplica-se o gel de brilho numa camada esticada, catalisando 6 minutos para um bom resultado final.

        6.Finalização  - Aplicação de óleo de cutículas para hidratação das mesmas e uma aplicação de creme para os pés. Este trabalho pode demorar 1 hora e 20 minutos. (não incluindo pedicura).

        É indicado para clientes com problemas nas unhas, tais como fungos, deformações, inexistência de unhas ou até mesmo uma unha partida.

         

        Texto: Stela Martins e Sofia Dinis
        Profissional: Sofia Dinis Modelos: gel - Mafalda Gomes da Costa; verniz de gel - Verónica Pires; reconstrução - Margarida Leite Rio Estilista de unhas de gel - Sofia Dinis Rocheta
        Fotografia: Paulo neto
        Agradecimentos: Nails 21