Bronzear sem um único raio de sol . A ideia soa a falso, mas a verdade é que esta é a única forma segura de obter um tom de pele que combina com o Verão.

Nos últimos anos, a cosmética tem vindo a desenvolver fórmulas ideais para quem procura um bronzeado natural sem se expor aos perigos dos raios solares, os autobronzeadores. Se tem recordações menos agradáveis com os cremes antigos saiba que as marcas têm vindo a aperfeiçoar os seus produtos.

A qualidade da cor foi reforçada, o acabamento está mais uniforme, a aplicação tornou-se mais fácil e as fragrâncias são agradáveis. Mas para um resultado impecável é preciso seguir alguns passos, começando pela aplicação prévia de um esfoliante. Tome nota dos principais cuidados de utilização que deve (mesmo) ter!

A molécula do bronze

O efeito bronzeado conferido por estas fórmulas é possível graças à acção da dihidroxiacetona (DHA), uma molécula semelhante ao açúcar, que reage com a queratina e dá à pele uma pigmentação acastanhada.

No entanto, os autobronzeadores de última geração são também produtos de cuidado, graças à incorporação nas suas fórmulas de agentes hidratantes para uma pele flexível, confortável e luminosa, o que tornao tom ainda mais bonito e natural. Para evitar erros de aplicação, algumas marcas incluem ainda uma coloração nas fórmulas, para ser fácil de perceber onde foi espalhada.

Preparar a pele

Quanto mais cuidada estiver a sua pele melhor resulta o autobronzeamento. Dois dias antes de aplicar a fórmula, faça uma esfoliação do rosto e do corpo. Este cuidado varre as células mortas depositadas à superfície da pele, potenciando a acção do produto, para um resultado mais homogéneo e duradouro. Deve também depilar as zonas do corpo em que o costuma fazer e que pretende ver bronzeadas e aplicar um hidratante ligeiro em todo o corpo.

Bronzear sem sol

Imediatamente antes de aplicar o autobronzeador tome um duche para retirar o excesso de oleosidade. Seque bem a pele. Espalhe o produto em todo o corpo, começando pelos pés até ao rosto, sem esquecer as costas, a parte de trás do pescoço e as orelhas.

Passe uma camada mais ligeira em áreas ásperas como os cotovelos, os joelhos, os pés e os tornozelos, onde há maior concentração de queratina. No rosto, espalhe muito bem o produto, evitando os excessos na zona das sobrancelhas, junto ao cabelo e no contorno dos olhos.

Gestos finais

Após a aplicação lave as mãos e escove as unhas para evitar que estas fiquem amareladas. Deixe o produto secar muito bem antes de se vestir para não manchar a roupa e evite praticar actividades físicas, que provoquem transpiração, nas primeiras oito horas após a aplicação. Renove a aplicação para aumentar a intensidade da cor. Diariamente para um brilho intenso ou de três em três dias para um efeito mais ligeiro.

Texto: Vanda Oliveira

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.