Quem não estuda dificilmente terá bons resultados. Mas mesmo que estejam preparados para o exame, os jovens devem contar com outros fatores que influenciam o resultado. A saber: o nervosismo, a falta de descanso e…o clima.

Sim, o clima. Pelo menos é essa a conclusão de um estudo conjunto das universidades norte-americanas de Harvard e Georgia e da UCLA espanhola.  Os pesquisadores acompanharam os resultados escolares de um vasto conjunto de estudantes ao longo de 13 anos. E concluíram que em climas mais frios, a norte, e em áreas com temperaturas mais amenas, a sul, as notas médias eram mais elevadas do que as registadas nas regiões mais quentes.

Isto porque, ao que parece, a exposição cumulativa ao calor dificulta “o desenvolvimento de certas habilidades cognitivas”, como descreve um artigo da hacerfamilia.com.

A equipa de estudiosos chegou à conclusão de que a um aumento de 0,55 graus da temperatura média durante o ano corresponde uma queda de 1% no desempenho dos alunos durante as provas. “Quando as temperaturas subiram acima de 21 graus, os alunos tiveram maiores problemas de concentração durante os exames e esses efeitos foram acentuados quando se registaram mais de 32 graus centígrados”.

A solução? Instalar ar condicionado ou ventiladores nas áreas de estudo ou marcar os exames para datas em que se registam temperaturas mais amenas.

Mas se não podemos fazer muito quanto ao clima, podemos fazer alguma coisa para que os nossos filhos vão mais tranquilos para um exame. Aqui ficam quatro conselhos fornecidos pela hacerfamília.com:

  • Ir relendo a matéria, pouco a pouco, todos os dias. Nada de deixar tudo para o fim.
  • Dormir bem na noite anterior. O descanso é importante para manter a cabeça fresca antes de um exame.
  • Nesse dia, adotar uma rotina precisa. Nada pior do que ir ansioso por causa de um atraso.
  • Ler bem o enunciado do teste. Nada de responder precipitadamente; isso não poupa tempo, aumenta o risco de errar.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.