…nas palavras da Psicóloga Pediátrica Cláudia Pereira O contato com os alimentos é hoje reconhecido como fundamental no desenvolvimento de uma boa e saudável relação da criança com os alimentos, possuindo inclusivamente um papel muito importante na educação alimentar dos mais pequenos. De facto, o manusear, cheirar, tocar e saborear os alimentos são, todas elas, experiências importantes que tornam a relação mais próxima com os alimentos e facilitam a aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis nas crianças. Sabemos que nem sempre a relação das crianças com os alimentos é a melhor... Como tal, para facilitar o estabelecimento de uma relação mais positiva com os alimentos e promover a aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis nas crianças, são muito benéficas as experiências que convidam à realização de atividades com os alimentos, nomeadamente, o envolvimento das crianças na confeção e preparação de refeições atraentes e coloridas. Igualmente importante é a criação de contextos sociais e afetivos em que as crianças possam, de forma tranquila e divertida, experimentar novos sabores, texturas e consistências. Os estudos desenvolvidos neste campo demonstram que a associação de sentimentos positivos aos alimentos facilita a sua aceitação e ingestão por parte das crianças. O contacto com os alimentos pode também proporcionar o desenvolvimento de importantes competências a vários níveis, nomeadamente, da motricidade grossa e fina (com o manusear dos alimentos e dos instrumentos de cozinha), do raciocínio matemático e cálculo numérico (com o cálculo das quantidades e porções, bem como o conhecimento das unidades de medida) e do raciocínio hipotético-dedutivo (se juntar água, farinha… então, consigo fazer…). Os conhecimentos e as experiências proporcionadas por novos e diferentes ingredientes/alimentos promovem também a estimulação da criatividade, a aquisição de noções básicas de confeção (cozer, grelhar, estufar, assar, fritar, etc.) e o desenvolvimento de importantes competências culinárias (por exemplo, saber preparar receitas de forma fácil, rápida e saudável), fundamentais nos dias de hoje em que as comidas pré-cozinhadas e "de plástico" estão tão disseminadas e representam alternativas muito pouco saudáveis… As experiências culinárias podem ainda promover o conhecimento geral da criança ao convidá-la a descobrir a história dos ingredientes/alimentos, a sua origem e proveniência, as suas propriedades e os seus benefícios para a saúde. Adicionalmente, a criança pode aprender regras básicas para a manutenção e limpeza dos alimentos, adquirindo assim noções de conservação, limpeza e higiene; bem como aprender a manusear ferramentas e instrumentos de cozinha, adquirindo assim também noções básicas de segurança. Sendo o contato com os alimentos proporcionado em casa – envolvendo os pais, irmãos e/ou restante família –, em creches, infantários ou ateliers de culinária específicos para crianças – envolvendo a interação e o “trabalho” em equipa com outros adultos e crianças –, esta constitui também uma experiência enriquecedora por promover o desenvolvimento das competências sociais da criança. Para além de tudo isto… dar à criança a oportunidade e liberdade de se expressar e criar algo “seu” através dos alimentos, permite-lhe que se sinta competente e capaz de fazer algo “bem” e “bom”, que é apreciado por si e por outros significativos, o que pode ter um impacto muito positivo nos sentimentos que a criança nutre por si própria, na sua autoestima e no seu autoconceito. Dr.ª Cláudia Madeira Pereira Psicóloga Pediátrica Veja aqui as receitas http://kids.sapo.pt/descobrir/littlechef/ LittleChef, uma ótima forma da criança se relacionar com os alimentos.