O ideal será fazer uma consulta no seu dentista antes de engravidar, para tratar de todos os problemas que possa ter (como cáries, por exemplo).

Desta forma, garante uma melhor saúde dentária durante a gravidez.

Durante a gestação, as gengivas e os dentes vão necessitar de uma atenção redobrada.

Por isso, uma higiene oral correta, lavar os dentes 2 vezes por dia e uso de fio dental, ter uma alimentação saudável e equilibrada são meio caminho andado para ter uma boca sem problemas ao longo da gravidez.

Os problemas mais frequentes

Estudos indicam que a gengivite é um dos problemas mais frequentes nas grávidas, com a acumulação de placa bacteriana nos dentes e que irrita as gengivas, assim como facilita o aparecimento das cáries.

Mas se mantiver uma boa higiene oral e se tiver particular atenção à zona entre a gengiva e o dente, pode reduzir bastante a gengivite ou até mesmo evitá-la durante a gravidez.

Os alimentos que ajudam

O consumo de doces deve ser reduzido e substituído por alimentos que ajudam a manter a sua boca saudável e a fortalecer os dentes, como os ricos em cálcio (leite e queijo, por exemplo), assim como verduras e fruta.

5 conselhos para ter uma boa saúde oral durante a gravidez:

- Lavar os dentes pelos menos 2 vezes ao dia;

- Na fase em está mais nauseada e se vomitar, deve passar a boca por água e, em seguida, um líquido para higiene oral;

- Usar fio dental, para se certificar de que elimina toda a sujidade entre os dentes;

- Ingerir alimentos ricos em cálcio e vitamina D, importantes para fortalecer os dentes;

- Não abusar dos alimentos ricos em açúcar, pois são um facilitador para a acumulação de bactérias e aparecimento de cáries.

Aconselhe-se com o seu médico obstetra em relação às consultas no dentista, e cuidados a ter. E quando marcar a consulta, informe que se encontra grávida pois o dentista poderá ter de adaptar a consulta devido ao seu estado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.