O jacinto (Hyacinthus orientalis) é uma planta originária da bacia do Mediterrâneo que floresce em meados da primavera. Existem cerca de 60 cultivares Hyacinthus orientalis que abarcam quase todas as cores e produzem um efeito cromático espetacular. Devem ser plantados em grupos com a mesma cor ou de cores semelhantes e em grande massa porque desta forma podem constituir massas de cor mais agradáveis. No final de maio, as folhas dos jacintos amarelecem. Pode cortá-las a quatro centímetros do bolbo ou rente ao solo e guardar o bolbo.

Cada bolbo produz uma haste central com diversas pequenas flores laterais. A haste é rodeada por quatro a seis folhas estreitas e compridas que saem da base da planta. Pode plantar um ou vários bolbos por vaso, de preferência da mesma cor ou tonalidade. No que se refere ao seu cultivo, os jacintos devem ser plantados até ao final do outono. Não deve comprar bolbos noutras épocas, embora os encontre à venda em grandes superfícies, geralmente a preço bem mais económico.

Não caia na tentação porque o mais certo é não florirem. Escolha os bolbos mais saudáveis, sem filhos na base e enterre-os a uma profundidade com o dobro do seu tamanho, o pico para cima e a base um pouco mais achatada para baixo, de onde sairão as raízes. Antes de colocar o bolbo, no fundo da cova aplique um pouco de terra solta misturada com areia de construção para permitir que a água das chuvas drene em condições.

Para garantir um melhor desenvolvimento, aplique também adubo orgânico no fundo do furo de plantação. Separe os bolbos deixando pelo menos um palmo entre cada planta. Após a colocação dos bolbos nas covas, calque suavemente a terra para não deixar bolsas de ar e regue apenas uma vez. Esta flor, muito apreciada em muitas regiões do país, floresce em janeiro.

Proteção

Quando plantados no jardim, cubra os bolbos com palha seca ou folhas de árvore como medida de proteção contra a ação de alguns animais. Em meados de janeiro e em fevereiro, retire a cobertura do solo porque quando despontam as primeiras folhas, o jacinto agradece sol fraco e muita luz indireta. Mantenha a terra sempre fresca.

Cuidados

Durante o inverno, não regue os bolbos. A terra deve estar fresca mas não excessivamente húmida. Quando florescem, regue apenas uma vez por semana mas evite molhar as flores. Se pretender plantar o mesmo bolbo no ano seguinte, retire-o do solo durante o verão e guarde-o embrulhado em papel em local fresco e seco. Tenha atenção, no entanto, que os jacintos gostam de climas frios, logo nas regiões centro e sul de Portugal é muito difícil que o mesmo bolbo volte a florir segunda vez. No norte, pelo contrário, é possível retirar o bolbo do solo, cortar as pontas e guardar em local seco, fresco e arejado até ao outono seguinte.

Veja na página seguinte: Os conselhos de propagação que deve ter em conta

Propagação

Os bolbos de qualidade produzem filhos junto à base dos bolbos mais velhos, que se separam no fim do verão, enquanto a planta ainda não está ativa. Se pretender estimular o nascimento destes bolbos mais pequenos, faça uma incisão em forma de cruz no bolbo mais velho, antes de o guardar para o repouso anual. No entanto, estes bolbos mais pequenos só produzem flores após dois ou três anos.

Uma forma de obter flores mais rapidamente passa por forçar bolbos, um método que, contudo, enfraquece a planta de tal forma que não voltará a florir. Para isso, coloque o bolbo dentro de uma jarra com água de forma a que assente na base e toque na água sem contudo ficar muito mergulhado. Durante cerca de oito a 10 semanas mantenha a jarra coberta com um papel pardo num armário escuro e não muito quente. Semanalmente, retire o cartuxo e junte água morna até repor a que entretanto evaporou.

Quando os rebentos das folhas tiverem cerca de cinco centímetros, retire a cobertura de papel e coloque a jarra no parapeito de uma janela. Nesta fase, deve continuar a acrescentar água morna. Em pouco tempo, o bolbo irá florescer. Como alternativa, pode é plantar quatro ou cinco bolbos num vaso largo com 12 centímetros de profundidade. Não enterre totalmente os bolbos. Tape com papel e coloque no frigorífico a uma temperatura não superior a 9º C durante 10 a 12 semanas, até a planta formar uma boa rede de raízes.

Curiosidades sobre o jacinto

Nome científico: Hyacinthus orientalis
Nomes populares: Jacinto, jacinto-holandês, jacinto-comum, jacinto-de-jardim, hiacinto-de-jardim e hiacinto
Família: Liliaceae
Origem: África, Europa e Ásia
Ciclo de vida: Perene

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.