As tillandsias são um dos vários géneros da família botânica das bromélias, aquele que compreende maior número de espécies, cerca de 500. São originárias da América Central e da América do Sul. Habitam em climas tão diferentes como as zonas tropicais húmidas. Dão-se tanto em bosques e selvas chuvosas como em desertos e montanhas, já que habitam também em zonas áridas a todas as altitudes.

As espécies com folhas lisas e de espessura fina habitam zonas mais chuvosas e sombrias, enquanto as variedades com folhas mais grossas e texturadas são oriundas de regiões mais secas e luminosas. A principal característica destas plantas é o facto de não precisarem de solo para cumprirem o seu ciclo de vida, embora algumas espécies também cresçam em terra.

A maioria das espécies tem as folhas cobertas de micro células (os tricomas) que lhes permitem processar os nutrientes contidos no ar através das folhas, com o auxílio da humidade. Vivem sobre os troncos de árvores e cactos, sem as parasitarem (epífitas) ou sobre rochas (litófitas). Em boa verdade, nas suas regiões de origem, apenas não são vistas a crescer sobre metal…

Texto: Jorge Freixial

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.