Em 2009, Londres conheceu o The Loft, a casa de Nuno Mendes, onde o chef recebia 14 pessoas para jantar e onde lhes podia servir um menu degustação irreverente. Jantar na casa de Nuno Mendes tornou-se uma das experiências mais underground - e desejadas - da cidade e Nuno podia fazer da sua cozinha um laboratório de gastronomia experimental. Quando abriu o afamado Viajante, Nuno ainda manteve o projecto até 2012, noutra morada, chamando-lhe The Loft Project, e convidava chefs de referência, como Magnus Nillsson, com três estrelas Michelin no sueco Fäviken, para cozinhar por lá.

Foi no The Loft que Bernardo Agrela e André Freire se conheceram. Quando descrevem o que Nuno Mendes fazia no The Loft e a atmosfera que cada jantar criava - com música e arte associado - os seus olhos brilham; ou melhor: cresce-lhes água na boa. É com base nessa experiência que os dois amigos acabam de lançar, em Lisboa, o Once Upon a Table, um projeto de jantares intimistas dentro de casa. “Queremos que o Once Upon a Table seja o The Loft lisboeta”. A ideia não é replicar o conceito, mas conseguir fazer por Lisboa o que o Nuno fez por Londres.

Com este desafio em mente, Bernardo e André contactaram O Apartamento para que o jantar de lançamento fosse nesta casa que os lisboetas já conhecem bem. O primeiro menu degustação desta dupla é apresentado dia 21 de julho, às 20.00.

QUEM SÃO OS CHEFS?
A empratar sobre a mesa enquanto fala com desenvoltura está André Freire, 36 anos. Estudou numa das mais prestigiadas escolas de cozinha, a Le Cordon Bleu, em Londres, e foi por lá que ficou durante seis anos a trabalhar com Heston Blummethal, Chris Galvin e, como já referido, com o chef Nuno Mendes, primeiro no The Loft e depois no Viajante, o restaurante onde o chef Nuno Mendes ganhou a primeira estrela Michelin. Atualmente trabalha na cozinha do Boi-Cavalo.

Bernardo Agrela está no fogão a marcar a carne para o prato que se segue. Prova, mas não come a sua própria comida. Tem 27 anos e só há três meses é que acalmou os seus bichos-carpinteiros e voltou para Lisboa. Antes disso estava nas Maldivas, como chef do Hideaway Beach Maldives Resort & Spa. De ilhas paradisíacas ele gosta - esteve também nas Seychelles a trabalhar na cozinha de um resort - mas não são a sua única escolha para morar: Tokyo e Luxemburgo também estão na algibeira. Trabalhou seis meses em Londres, parte no projeto The Loft the Nuno Mendes, onde conheceu André; parte no Viajante, onde ficou até julho de 2010.

MENU
Croquete de Cozido, Mostarda Savora
Peixe Curado, Wasabi, Gengibre
Dumplings de Lula Recheada, Pak Choi, Caldo de Miso, Amêndoa
Tártaro de Carapau Alimado, Maça Verde, Manjericão
Ervilhas, Hortelã, Ovo BT, Presunto Ibérico, Crumble
Peixe Baseado, Puré de Amendoim, Crumbre de Areias de Canela e Anis
Alcatra a Baixa Temperatura, Cerejas, Cebolas, Mustarda
Churros, Alfarroba, Chocolate
€59

Reservas obrigatórias para info@oapartamento.com

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.