Muitos equívocos à volta do Yoga e da prática de Yoga, assustam desnecessariamente muitos principiantes.
A seguinte lista desmascara alguns desses mitos e dá-lhe a história real de modo que você pode adicionar o Yoga, com toda a confiança, ao seu dia-a-dia:

Yoga é só para pessoas de borracha.

Yoga é para todos e pode ser adaptado às suas necessidades individuais. O Yoga não exige que você se transforme num contorcionista.
Yoga teve a sua origem na Índia, mas é universalmente aplicável. Além disso, muitas de suas práticas foram modificadas para atender às necessidades do estilo de vida moderno, adaptando-se ao estilo de vida actual.
O Yoga é ainda recomendado por inúmeros médicos internacionalmente reconhecidos, em todo o mundo, devido ao seu grande poder regenerador.

Yoga é apenas um monte de exercícios sem sentido.

A imagem popular de Yoga como a ginástica é errada. O exercício físico adequado constitui apenas uma parte do seu todo. Além do mais, os exercícios estão longe de ser meramente físicos, mas são concebidos para uma tomada de atenção mais profunda do corpo, da mente e dos estados internos, desenvolvendo a atenção, concentração e consciência.

Veja a continuação do artigo na página seguinte

Yoga é só para pessoas fracas.

Yoga favorece uma abordagem suave, mas sem dúvida, que, os exercícios avançados exigem força e resistência.
Muitos atletas usam Yoga para complementar as suas outras formas de exercício.

Não se pode ganhar força muscular através de Yoga.

Yoga tem uma série de exercícios que ajudam a reforçar os músculos - não só superficiais, mas músculos mais profundos - das suas costas, barriga, peito, braços, pernas. Pode observar praticantes mais avançados, a sua força muscular e desenvolvimento podem surpreender!
Além de melhorar a sua força, o Yoga pode ajudar a combater o stress e manter o corpo em boa forma física.

Yoga requer que você acredite em todos os tipos de ideias estranhas.

O Yoga é baseado em princípios universais, partilhados por muitos outros sistemas que têm uma perspectiva holística da vida. A abordagem fundamental do Yoga defende que teste em si mesmo esses princípios e descubra se eles funcionam, ou não, para si.
Poderá sentir que eles são úteis ou não, mas não é necessário interessar-se pela psicologia e filosofia do Yoga para fazer a sua prática.

Veja a continuação do artigo na página seguinte

Pessoas com mais de 50 não podem aprender Yoga.

Yoga baseia-se em princípios universais, podendo ser praticado por todas as idades: algumas pessoas começaram a praticar com 70 e 80 anos. Nunca é tarde demais para começar a praticar Yoga.

Yoga pode oferecer apenas um punhado de exercícios.

Yoga tem um vasto repertório de posturas de Yoga e, apesar da sessão básica ter sido concebida para um equilíbrio perfeito entre corpo e mente, os professores estão constantemente a acrescentar novas variações sobre esses exercícios para uma harmonia perfeita do sistema interno e tornar a prática adequada para todos os praticantes. Em caso de dúvida, pode pedir aconselhamento ao professor sobre a sua situação em particular.

Pode-se praticar uma vez por mês e alcançar bons resultados.

Tal como acontece com qualquer outro sistema, o resultado da sua prática é proporcional ao tempo, cuidado e dedicação que investir no Yoga:
a prática regular de Yoga dá os melhores resultados, com a certeza de que um pequeno esforço traz um resultado duradouro.

www.sivananda.pt

E-mail: sivananda.lisboa@gmail.com

Telemóvel: 96 183 90 90