“Assim ou Assado”

De Ana Pessoa e Yara Kono

A nossa vida faz-se de escolhas. Sim ou não? Laranja ou limão? Assim ou assado? Doce ou salgado? De acordo com os autores deste álbum editado pela Planeta Tangerina, decidir é bom, porque nos ajuda a encontrar o nosso lugar no mundo.

Mas, confessemos, nem sempre é fácil e surgem muitos dilemas: “Bruxa ou fada? Tudo ou nada? Três ou quatro? Cinema ou teatro?” Este livro, que associa palavras e compara opostos, ajuda-nos a tirar conclusões.

O livro tem um preço de capa de 12,90 euros.

assim ou assado

 “Posso cheirar-te o rabo?”

De Lily Snowden-Fine

Certo, o título do livro faz-nos abrir um sorriso. Mas, atrás desta menção divertida está um livro recheado de informação a perguntas para as quais não temos resposta. Vejamos: Os cães gostam de fazer surf? Porque é que os cães se fazem de mortos? Como falam os cães uns com os outros? Porque são os cães tão leais?”

Em “Posso cheirar-te o rabo?” (edição Bizâncio), os mais pequenos ficam a compreender melhor o cão e porque vemos nele o melhor amigo do homem.

O livro tem um preço de capa de 15 euros.

rabo

Viquingues e companhia em formato para os mais pequenos

De Georgia Amson-Bradshaw e Takayo Akiyama

“Eu quero ser um viquingue” (Bertrand Editora) traz-nos o relato deste povo que se expandiu por toda a Escandinávia e que chegou à América do Norte no século I d. C. Inspirado na obra Viking de John Haywood, doutorado em História e membro da Royal Historical Society da Grã-Bretanha, esta obra é um épico “perigoso”.

Nesta história, Kate, Eddie e Angus viajam no tempo para o país dos viquingues no ano de 991 d. C., e um grande e corpulento guerreiro chamado Bjorn ensina as crianças a empunhar um machado de guerra, a saquear uma aldeia e ainda todo o tipo de truques, incluindo como ficar apto a navegar nos sete mares com apenas uma pedra, como recitar poemas rudes e como assustar os inimigos antes mesmo de uma batalha começar.

Com textos de Georgia Amson-Bradshaw e ilustrações de Takayo Akiyama, o livro lê-se como uma banda desenhada.

Da mesma coleção, encontramos o título “Eu quero ser um soldado romano”.

O livro tem um preço de capa de 10,90 euros.

viking
créditos: Bertrand Editora

“Telefone sem Fio”

De Yara Kono

Já alguma vez jogaram ao “telefone sem fio”? Em jeito de desafio, este livro assinado por Yara Kono, parte de um jogo infantil intemporal e explica-nos como fazê-lo: “numa fila (bem animada), o primeiro jogador segreda uma frase ao ouvido do segundo, que a segreda ao terceiro, que passa a palavra ao quarto e assim por aí for a… até a frase dar três voltas ao mundo!”

O telefone sem fio é um jogo, mas agora também é um livro. E, nestas páginas, as palavras também se vão transformar de uma maneira bem divertida: comidas, trocadas, mastigadas, acrescentadas, inventadas.

O livro tem um preço de capa de 11,25 euros.

telefone sem fios

“Zombies caninos sempre a bombar”

De Tom gates

Da coleção vencedora do Roald Dahl Funny Prize, o mais importante prémio britânico de humor para crianças, chega aos escaparates portugueses um livro que propõe aos mais pequenos uma divertida aventura: um plano (brilhante, de acordo com o autor) para fazer dos Zombies Caninos a melhor banda do mundo.

Aquilo que se afigurava como um plano que iria “ser canja”, não correu assim tão bem, não obstante as ideias geniais: “Escrever mais músicas. (Mas só com temas fixes), fazer um videoclipe incrível (sem acidentes caninos!), dormir. (Mais difícil quando há um bicho no quarto que não te deixa pregar olho!)”.

Para sabermos como tudo começa, a editora Booksmile faculta-nos as primeiras páginas do livro.

O livro tem um preço de capa de 14,99 euros.

zombies

 “Um milhão de rebuçados”

De Inês Fonseca Santos e Marta Monteiro

Quem nunca provou um rebuçado Dr. Bayard que levante o braço. Pois esta é a história de Álvaro Matias, oriundo de uma aldeia do concelho de Almeida para trabalhar em Lisboa, durante a Segunda Guerra Mundial. Aí conheceu Dr. Bayard, o farmacêutico francês com quem partilhou amizade e sonhos.

De Saramago, a Sophia e a Sousa Tavares. 10 grandes das letras que também se fizeram escritores para a infância
De Saramago, a Sophia e a Sousa Tavares. 10 grandes das letras que também se fizeram escritores para a infância
Ver artigo

Quando desenrolamos um rebuçado, desvendamos a história de uma amizade inseparável. Álvaro nunca tinha pensado ser recompensado por ajudar um amigo, até que recebeu, numa pequena lata, a lista de ingredientes para os rebuçados peitorais que se tornariam um projeto de vida.

“Um Milhão de Rebuçados”, editado pela Pato Lógico, com texto de Inês Fonseca Santos e ilustração de Marta Monteiro, chega publicado em parceria com a Dr. Bayard, no 70.º aniversário da marca.

O livro tem um preço de capa de 13 euros.

bayard

“Energias e relações para crescer”

De Maria Mercé Conangla, Jaume Soler

“Ajude o seu filho ou os seus alunos a beber de fontes emocionais limpas, renováveis e sustentáveis”, é o desafio que “Energias e relações para crescer” (edição Edicare) nos deixa.

Neste volume aprenderemos a voar, a amar-nos mais e melhor, a distinguir entre proteger-nos e ser agressivos, a descobrir a utilidade de saber manter as distâncias para não nos “picarmos” e a preparar compota de bons momentos para nos ajudar nos momentos difíceis.

Na obra de Maria Mercé Conangla, Jaume Soler também aprendemos a escolher melhor as nossas companhias e a rodear-nos de pessoas que nos ajudem a crescer em harmonia e equilíbrio em vez de nos dificultarem o caminho.

O livro tem um preço de capa de 8,95 euros.

energias

“O Leão Que Temos Cá Dentro”

De Rachel Bright

Nem sempre é fácil ser pequeno, todos sabemos. Em “O leão que temos cá dentro” (edição Presença) aprendemos que tudo é uma questão de perspetiva e ser grande ou valente não são predicados obrigatórios para encontrarmos uma voz. Quando o Rato parte em viagem à procura do seu rugido, descobre que até a mais pequenina criatura pode ter um coração de leão.

A britânica Rachel Bright, autora do presente título fez, um mestrado em artes gráficas. Atualmente é ilustradora e uma escritora multipremiada. O seu trabalho para a infância inclui uma série de histórias e personagens inspiradas em animais, poemas e mensagens afetuosas.

O livro tem um preço de capa de 12,90 euros.

leão

 “Quem come o Quê?”

De Katerina Golerik

Onde dormem as raposas? O que comem os gorilas? O que comem os ouriços-cacheiros?  Em “Quem come o Quê?” (Bertrand Editora) encontramos as respostas a estas perguntas e muitas mais, todas sobre animais domésticos e selvagens.
O morcego adora mariposas e pirilampos, os passarinhos preferem minhocas gordinhas e a raposa bem que gostava de deitar a unha a uma galinha. Uma obra com ilustrações cativantes, para as crianças que começam a aprender as primeiras noções sobre o mundo animal.

O livro tem um preço de capa de 12,20 euros.

come

“O avô tem uma borracha na cabeça”

De Rui Zink

O que fazer quando alguém de quem gostamos nos começa a esquecer? “O avô tem uma borracha na cabeça” (Porto Editora) é a história da amizade entre um avô que lentamente vai perdendo as memórias e o neto inventor que se dedica a descobrir uma cura.

Através da sensibilidade de uma criança, chega-nos a lição mais importante: o amor é mais forte do que o esquecimento. Um livro com autoria de Rui Zink, escritor e professor no Departamento de Estudos Portugueses na Faculdade da Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É autor de uma obra diversificada e multifacetada. A obra conta com ilustrações da brasileira Paula Delecave. Trabalha há mais de uma década em publicações de arte sobre artistas brasileiros.

O livro tem um preço de capa de 14,40 euros.

 

AVÔ

“Greta Thunberg: Uma História Incrível”

O que são as alterações climáticas? Quais são as suas consequências? Quem é a Greta Thunberg? Quando Greta se sentou sozinha em frente ao parlamento sueco em protesto pela inação do governo na luta contra as alterações climáticas, nada fazia crer que esse gesto viesse a ter o impacto que teve.

Greta tornou-se uma inspiração para milhões de crianças, jovens e, até, adultos. A mensagem era clara: “A nossa casa está a arder” e não podemos esperar mais para agir!

“Greta Thunberg: Uma História Incrível” (edição Booksmile), com autoria de Valentina Giannella, traz-nos, em capítulos curtos, dados concretos e belas ilustrações, informação sobre o estado atual do planeta, as consequências das alterações climáticas, o que é que os governos podem fazer para as deter e conhecer os fundamentos em que se baseia o aviso sério de Greta e dos cientistas: É preciso agir, não daqui a dez anos, mas já.

Uma obra com ideias essenciais sobre aquilo que as crianças e jovens adultos podem fazer pela “construção de uma nova Nação Verde, com ciência, justiça e compromisso!”.

O livro tem um preço de capa de 13,99 euros.

greta

“Endireita-te”

De Rémi Courgeon

“Em Djougou, para que uma menina cresça, põem-lhe coisas na cabeça: café, feijão, bananas, sonhos, jerricãs e até segredos difíceis de guardar. E é de dentes cerrados e cabeça erguida, como lhe ensinaram, que Adjoa nos diz como foi pesando cada objeto, cada gesto e sentimento, desde pequenina a crescida.

“Endireita-te” (edição Orfeu Negro) é uma história contada em jeito poético e inusitado, que nos mostra como se podem transformar objetos de dor em atos de amor.

O livro tem um preço de capa de 13,05 euros.

endireita-te

“Serei sempre o teu abrigo”

De Valter Hugo Mãe

“O avô, resumido nos sentimentos, sem talento nas aflições, mais maniento e cheio de medo, só dizia: sossega, menina, sossega. Mesmo velhinhos, ele tratava-a como da primeira vez. Era uma menina”.

“Serei sempre o teu abrigo” (Porto Editora) é conto delicado sobre a fragilidade dos avós vista pelos olhos atentos do neto. Nas palavras sensíveis de Valter Hugo Mãe, acompanhamos a força do amor dos avós um pelo outro e dos dois pelo neto.

O livro tem um preço de capa de 14,40 euros.

serei sempre

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.