A pergunta, “O que quero ser quando for grande?” continua a ser a ser feita pelos jovens no final do ensino secundário, e na hora de tomar a primeira grande decisão da vida as dúvidas começam a surgir.

Nem sempre é fácil escolher o caminho a seguir, qual o curso certo para cada profissão, quais as saídas profissionais ou ainda como funciona o mercado de trabalho.

Para ajudar os jovens a preparem-se para escolher a profissão foi lançado o projeto “Design The Future”, uma plataforma móvel e online que mostra, em vídeos de cinco minutos, o percurso e o dia a dia de 100 profissionais em várias áreas.

Entre os profissionais entrevistados destacam-se os mediáticos  Marcelo Rebelo de Sousa, professor universitário, Zé Pedro, guitarrista dos Xutos e Pontapés, José Avillez, chef, Roberta Medina, produtora de eventos, ou ainda Joana Vasconcelos, artista plástica. Mas há ainda o agente do Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo da PSP, Samuel Farinha, a cientista especialista em malária, Maria Manuel Mota, a assistente social Maria João Pena, ou Miguel Pinheiro, piloto de helicópteros, entre outros.

O projeto Design The Future, resulta de uma parceria entre a Associação Better Future e a Fundação Vodafone, e pretende ajudar os jovens numa fase essencial das suas vidas.

Em vésperas de arranque dos exames nacionais que permitirão o acesso de mais 157.000 alunos portugueses ao ensino superior, e numa altura em que mais de 1 em cada 10 estudantes desiste da licenciatura ao fim de um ano, o projeto Design the Future pretende transformar a forma como os jovens procuram informação sobre o seu futuro profissional.

Inês Teixeira-Botelho, da Associação Better Future, defende a citação de Confúcio “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”, e esta plataforma ajuda a transformar essa citação em realidade.

No site existem quatro campos de pesquisa para chegar a uma determinada profissão. Pode pesquisar-se por profissão, ou então escolher uma área (Direito, Educação, Marketing, Saúde), profissão num segundo campo, e por fim especialidade.
Cada profissional tem uma ficha associada com uma biografia e a descrição da profissão, bem como dois vídeos, um que mostra o dia a dia do profissional e outro com uma entrevista, onde este fala do seu trabalho, das competências necessárias para exercer a profissão ou as dificuldades. O utilizador tem depois acesso às instituições do país onde é lecionado o curso que dá acesso à profissão que quer. Em alguns casos, são ainda indicadas profissões relacionadas com a que se está a pesquisar.

Para além de conhecer várias profissões, os jovens poderão ainda ter acesso a informação sobre os mais de 3300 cursos profissionais, superiores e livres que existem nas cerca de 1200 instituições de todo o país disponíveis na plataforma. A partir de um registo na página, pode receber-se novas atualizações sobre profissões previamente escolhidas.

Num futuro próximo, o site irá permitir buscas a partir das competências que o utilizador tem para chegar à profissão onde estas se encaixam melhor e ainda mostrar as profissões que têm um maior índice de empregabilidade.