Pesquisas britânicas afirmam que as mulheres praticam menos actividade física do que os homens, sobretudo na infância e na terceira idade, divulga a BBC.

Os analistas da Universidade John Moores observaram as brincadeiras de crianças entre os 10 e 11 e descobriram que os meninos brincam de uma forma diferente das meninas.

Estas tinham tendência para passar mais tempo em grupos menores e participarem em jogos verbais, conversas e socialização. A maioria dos meninos brincava em grupos maiores, o que levava a jogos com mais actividade física, tais como o futebol.

«É motivo de preocupação o facto de os níveis de actividade das meninas serem mais baixos do que os dos meninos. Apesar de esta ser apenas uma parte de uma situação complexa, pode contribuir para que as meninas fiquem acima do peso e obesas», disse à BBC Nicky Ridgers, um dos investigadores.

Ridgers diz ainda que as escolas deveriam ter consciência das diferenças nas brincadeiras dos meninos e meninas. A outra pesquisa, realizada pela Universidade de Bristol, analisou os níveis de actividade de pessoas acima de 70 anos e concluiu que, em geral, estes níveis eram baixos para homens e mulheres.

Segundo a BBC, mais de 70% das pessoas que participaram no estudo caminhavam menos de 5 mil passos por dia. Mas as mulheres tendiam a ser ainda menos activas do que os homens.

Adrian Taylor, da Universidade de Exeter, disse à BBC que é muito importante desenvolver formas de promover mais actividade física em todas as idades. «A sociedade e nosso ambiente estão a levar-nos a fazer cada vez menos exercício físico. Consequentemente, desenvolvem-se mais doenças cardíacas, diabetes e problemas de saúde mental».

Alan Maryon-Davis, presidente da Faculdade de Saúde Pública da Grã-Bretanha, disse que a «actividade vigorosa ajuda a fortalecer os ossos e juntas. Temo que as meninas que são menos activas poderão ser mais vulneráveis à osteoporose no futuro».

09 de Janeiro de 2009

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.