Marie Curie, Isadora Duncan, Frida Kahlo, Maria de Lourdes Pintasilgo, Virginia Woolf e Simone de Beauvoir são algumas das 12 mulheres em destaque no livro «Mulheres livres. Escritoras, políticas, filósofas: 12 mulheres que ultrapassaram preconceitos e viveram de acordo com as suas ideias e os seus ideais», que Maria de Belém Roseira se prepara para lançar. Editada por A Esfera dos Livros, a obra marca a estreia literária da deputada socialista.

O livro retrata o percurso de mulheres que, nas mais diferentes áreas, da ciência à literatura e da política à filosofia, lutaram pelos seus ideais e defenderam as suas ideias, como foi o caso de Carolina Beatriz Ângelo, a primeira mulher a votar em Portugal, que obrigou o tempo a andar à frente do seu tempo. A obra serve ainda de homenagem ao pioneirismo feminino no que se refere a liderança política, ao abordar exemplos de sucesso político como o de Benazir Bhutto, que seria eleita por duas vezes.

A primeira mulher primeira-ministra do Paquistão representou uma pedra no charco do mundo islâmico, do mesmo modo que Maria de Lourdes Pintasilgo, contra tudo e contra todos, ascendeu a um lugar nunca antes imaginado ser possível alcançar por uma mulher, o cargo de primeira ministra de Portugal, quebrando tabus instituídos. A lista inclui ainda nomes como Eleanor Roosevelt e Simone Veil, mulheres que se desprenderam das amarras que tentavam silenciar a sua voz e não se deixaram influenciar pela crítica ou pelo preconceito das suas épocas.

Advogada e jurista, Maria de Belém Roseira enveredou por uma carreira profissional ligada aos assuntos sociais. Desempenhou inúmeros cargos ao longo de mais de três décadas, tendo a última delas sido dedicada à atividade política. Ministra da Saúde, ministra para a Igualdade e deputada, foi presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, tendo proposto várias iniciativas como a Lei da Paridade e a Lei da Procriação Medicamente Assistida.

12 de setembro de 2012

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.