Jornalista de nacionalidade búlgara e nascido a 20 de maio de 1969, Grozev “é procurado por violação de um artigo do Código Penal russo”, afirma a mesma fonte, sem dar mais detalhes.

Com sede na Holanda e criado em julho de 2014 pelo blogueiro britânico Eliot Higgins, o site Bellingcat é especializado na análise de dados acessíveis a todos on-line, que se chama Osint (“Open Source Intelligence”, em inglês).

Entre outros temas, o veículo investigou o acidente do voo MH17, que fez 298 mortos, no leste da Ucrânia em 2014, assim como o suposto envolvimento da Inteligência russa no envenenamento do agente duplo Serguei Skripal, ou do político da oposição Alexei Navalny.

Nos últimos meses, Bellingcat concentrou-se, principalmente, na intervenção militar russa na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro.

Recentemente, a Rússia classificou o Bellingcat como uma "ameaça". Em setembro, Grozev, encarregado das investigações em Moscovo, declarou em uma entrevista à AFP que o Bellingcat é "o pior pesadelo do Kremlin".

Veja ainda: 8 atletas que parecem de outro planeta