Começa a chegar aquela altura do ano em que já só pensamos no Natal.

É nos presentes, nas comidas e, claro, na decoração natalícia lá de casa, especialmente no belo do pinheiro de Natal que enche de magia os nossas lares.

Viver de forma mais sustentável e evitar o desperdício é uma preocupação crescente na nossa sociedade. No que toca à escolha de uma árvore de natal há opções que nos permitem ser mais sustentáveis.

25 pequenos gestos para salvar o nosso planeta
25 pequenos gestos para salvar o nosso planeta
Ver artigo

A primeira delas prende-se com a escolha da árvore, artificial ou natural?

Segundo a Universidade de Aveiro, a utilização de uma árvore de Natal artificial, feita de plástico, poderá ser uma escolha bastante sustentável se a reutilizarmos por, pelo menos, dez anos.

Opte por adquirir uma árvore em segunda mão, oferecendo-lhe uma maior longevidade e evitando assim o desperdício e a produção de bens desnecessários.

Outra opção bastante sustentável é a elaboração de uma árvore natalícia em casa a partir de materiais usados como cartão, plástico, metal, tecido... Aproveite para dar asas à sua criatividade e uma nova vida a coisas que, provavelmente, iria deitar fora.

Se preferir uma árvore de natal natural, faça uma escolha responsável e opte por alugar em vez de comprar.

O projeto Pinheiro Bombeiro permite alugar um pinheiro natural, sem culpas, já que a árvore que irá para sua casa seria sempre cortada para limpar terrenos e prevenir incêndios. Além disso, após o uso, será reaproveitada para biomassa. Ao mesmo tempo estará ainda a ajudar os bombeiros portugueses, pois dos 20€ que custa o aluguer da árvore, 5€ revertem para a compra de material profissional para apoiar mais de 20 mil bombeiros voluntários.

É uma daquelas situações em que todos saem a ganhar e o processo não podia ser mais simples. Só tem de alugar o seu pinheiro online e será contatado no prazo máximo de 72 horas para agendar a entrega.

Esta é uma tradição de Natal de há muitos anos e enfeitar a árvore em família é um dos momentos mais bonitos que a quadra natalícia nos oferece.

Desfrute desses momentos de forma responsável e sustentável, educando os mais novos para uma maior consciencialização ambiental e valorizando sempre o que é realmente importante.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.