O couro é um dos tecidos mais comercializados no mundo, sendo que esta indústria está avaliada em 80 mil milhões de euros. Porém, a origem (animal) viola os direitos dos animais e os produtos químicos usados ​​para a sua conservação são prejudiciais ao meio ambiente.

Conscientes deste problema, Adrián López Velarde e Marte Cázarez são dois empresários mexicanos que decidiram trabalhar para encontrar uma alternativa que fosse amiga do meio ambiente e dos animais, sem descurar a preservação da textura e o aspeto da pele. Esta dupla acabou por encontrar um material menos nocivo: o nopal, proveniente dos catos.

Desserto é o nome da marca de couro vegano, feito com nopales originários do estado de Zacatecas, localizado no centro-norte do México. Esta dupla de empresários conheceu-se no Taiwan, onde trabalharam e estudaram, e decidiram unir forças para encontrar uma nova forma de fazer moda de forma sustentável.

"A ideia de usar este material nasceu porque esta planta não precisa de água para crescer e está em toda a República Mexicana. Além disso, representa simbolicamente os mexicanos e todos o reconhecem como parte da nossa identidade ”, explicam os empresários.

“Para incorporar este produto nas diversas indústrias é fundamental ter um abastecimento estável e abundante da matéria-prima. Atualmente temos dois hectares, onde cultivamos nopales, além de uma capacidade de expansão de 40 hectares”, acrescentaram.

Os nopales são cultivados organicamente para depois serem cortados, limpos, triturados e, por fim, são deixados a secar ao sol por três dias antes de serem processados, sendo então tingidos com corantes naturais. 45% do material com o qual este couro é feito é orgânico e o resto são aditivos invasivos, livres de produtos químicos.

O nopal não necessita de sistema de irrigação, não carrega agrotóxicos ou herbicidas, portanto o seu impacto no meio ambiente é mínimo.

É importante destacar que o preço está na mesma linha da que é usada a partir da pele animal e que, além disso, trata-se de um tecido respirável.

Outra grande vantagem é que, além de não conter plástico, é um 'couro' biodegradável, destacando-se pela sua flexibilidade, maciez, toque e cor. Atualmente, a marca está a negociar com marcas líderes do setor de moda para tornar este produto mais acessível.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.