Os números da Comissão Europeia mostram que apenas 7,1% dos cargos de gestão e liderança em Portugal são ocupados por mulheres. É um número baixo quando comparado com os dados de outros países da Zona Euro. Há diversas razões culturais que ajudam a explicar estes dados tão baixos. Uma delas poderá estar relacionada com as dificuldades que as mulheres sentem em conciliar as suas carreiras com a vida familiar. Aqui ficam seis regras de ouro a colocar em prática para conseguir atingir o sucesso profissional, sem esquecer a sua vida familiar.
1. Acredite em si e no seu valor:
A confiança nas suas capacidades é um fator crítico para o sucesso da sua carreira profissional. Este é um princípio que é válido tanto para mulheres, como para os homens. A questão é que, muitas vezes, os homens poderão ser mais eficazes em demonstrar essa confiança. Reflexo disso mesmo vários estudos apontam para o facto de os homens negociarem mais os seus salários do que as mulheres: A percentagem de homens que rejeitam a primeira proposta salarial que lhes é apresentada tende a superior à percentagem de mulheres que tomam a mesma decisão. É importante que esta confiança seja acompanhada de um plano de acção definido. Ou seja, estabeleça as suas metas profissionais e trace um plano por etapas para atingir esse objetivo. Foque-se.
2. Aceite os erros e as falhas:
Ter confiança nas suas capacidades poderá não ser suficiente para garantir o sucesso profissional. É importante ter também alguma dose de persistência. A autora dos livros de Harry Potter, J.K. Rowling, viu o seu primeiro livro do aprendiz de feiticeiro ser rejeitado por 12 editoras diferentes. E esse processo não a impediu de continuar a insistir. É importante não baixar os braços perante o insucesso ou as falhas que possa cometer.
3. Não pense demasiado:
A empresária Bobbi Brown, fundadora da marca de cosméticos com o seu nome, confessou (durante uma mesa-redonda em Nova Iorque com outras cinco mulheres bem sucedidas) que o segredo do sucesso do seu percurso deveu-se ao facto de “ser a pessoa mais ingénua do planeta”. Segundo ela, foi essa ingenuidade que lhe permitiu aventurar-se por um território totalmente desconhecido. Muitas mulheres pensam e refletem demasiado. Esta tendência leva-as problematizar as situações e a adiar a tomada de decisões. Não deixe que o medo a paralise.
4. Saiba priorizar as suas tarefas:
Para a maioria das mulheres será quase sempre impossível conseguir fazer todo o trabalho e desempenhar todas as tarefas que tinha planeado executar ao longo do dia ou da semana. Haverá sempre algo na sua ‘check-list’ que ficou por fazer. É importante reconhecer que não é uma super-mulher e não consegue fazer tudo ao mesmo tempo. O truque está em saber priorizar as tarefas, executando as mais urgentes, passando para as tarefas importantes e por último, para aquelas que não têm um ‘deadline’ definido.
5. Reúna-se de boas pessoas:
O segredo de muitas mulheres bem-sucedidas no meio dos negócios passa por… terem maridos ou companheiros que as apoiam no plano familiar e as instigam a evoluir profissionalmente. Ter uma forte rede de amigos e familiares ajuda-a a ser mais feliz e a ultrapassar as dificuldades que possam surgir na sua vida e na sua carreira.
6. Tenha tempo para si:
Uma das características típicas das mulheres é pensar primeiro nos outros (filhos, marido, amigos, colegas, etc. ) e relegar os seus próprios interesses para segundo ou terceiro plano. Tente não anular-se e reserve um tempo só para si. Poderá ser o tempo que vai ao cabeleireiro e cuida da sua imagem, ou o tempo que passa no ginásio. O importante é que encontre um momento de escape do stress diário e que lhe permita recarregar as energias.
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