Trabalhar a partir de casa é para muitos uma utopia. No entanto, esta requer muita disciplina e concentração.
Quando se trabalha em casa, a postura a adotar deve ser a mesma que se teria se estivesse no seu local de trabalho: deve haver boa luz natural, uma cadeira confortável e uma secretária arrumada. Não deve ter a televisão ligada nem outras distrações, como chats. Deve agir como se saísse de casa, definindo um horário laboral, por exemplo, entre as 9h00 e as 18h00.
Deve concentrar-se no trabalho, ignorando tudo o que se passa à sua volta. Se tiver dificuldade em fazê-lo, opte por fechar portas, para evitar circular noutras divisões da casa. Acima de tudo, pense naquilo que tem para fazer e foque-se somente nisso.
Enquanto assistente virtual e fundadora da 2Gather- Consultoria e Assistência Virtual, Gisela Santos trabalha muitos dias a partir de casa. Por isso, conhece bem os desafios deste tipo de trabalho e deixa-lhe aqui cinco dicas para que seja mais produtivo.
1. Organize o seu escritório
Trabalhar num espaço limpo e arrumado ajuda a manter o foco. Se mantiver sempre o seu escritório e a sua mesa em ordem, irá ganhar tempo para quando necessitar de procurar algo e irá sentir-se muito melhor nesse ambiente.
Organize o seu escritório por áreas de trabalho: a área principal deverá ser aquela em que trabalha (mesa), depois deverá ter uma área de arrumação (arquivos) e outra área de ferramentas (impressora, materiais, etc).
2. Crie horários e listas de tarefas
Certamente já ouviu falar da expressão “menos é mais”. Trabalhar muito não significa ser muito produtivo. Se não houver organização e método, as muitas horas de trabalho podem ser em vão.
Faça listas das coisas mais importantes e urgentes que tem para fazer ao longo do dia. Isto vai ajudá-lo a planear melhor as tarefas e a manter-se focado.
Para além disso, defina prazos. O estabelecimento de prazos ajuda a que se esforce mais em alcançá-los.
3. Aposte no planeamento
Quando estiver a planear o seu trabalho deve sempre deixar algum tempo para a resolução de imprevistos diários. Por isso mesmo, deve reservar entre 20% a 30% do tempo do seu dia para tratar de tudo aquilo que não estava previsto acontecer. Se não houverem imprevistos, então tem ainda mais tempo para produzir.
O planeamento do seu dia a dia vai ainda ajudá-lo a:
- Produzir trabalho de qualidade;
- Tomar decisões mais facilmente e de forma ponderada;
- Estar mais focado no cumprimento de objetivos;
- Cumprir prazos;
- Manter a disciplina no seu trabalho diário.
4. Faça uma boa gestão do seu tempo
Uma boa gestão de tempo é fundamental para uma elevada produtividade. Pense no facto de não ter que se deslocar para outro local para trabalhar. Já pensou no tempo que “ganha”?
Ter sempre tudo no mesmo local é outra questão importante. Quantas vezes não nos esquecemos de algo no escritório que depois precisamos em casa e vice-versa? Isso obriga-nos a deslocações imprevistas. Ao trabalhar em casa, isto é algo onde pode “poupar” tempo e ser mais produtivo.
5. Não tenha medo em delegar
Identifique aquilo que pode delegar. Quem gere um negócio tem que fazer várias tarefas e perceber de muitas áreas. Por vezes, o tempo que perdemos a tentar perceber algo que para nós é difícil, faz com que não sejamos tão produtivos no desenvolvimento da nossa empresa.
Há quem sinta necessidade de delegar a contabilidade, outras pessoas preferem delegar a gestão de emails ou mesmo a gestão das redes sociais. Não deixe de delegar sempre que uma avaliação da relação custo-benefício o justificar.
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