O que faz um bom gestor que os outros não fazem? Simples, trazem “à tona” o melhor de cada um dos seus colaboradores, seja para os ajudar a encontrar o caminho certo para resolver os desafios que lhes vão surgindo pelo caminho ou para os ajudar a destacarem-se. No fundo, são verdadeiros mentores daqueles que o rodeiam. E se isto já lhe parece muito, prepare-se porque há mais. Saiba quais são as coisas que os melhores gestores (ou melhor, os verdadeiros líderes) fazem.

Perfil de um líder

Há vários tipos de liderança, mas há detalhes comuns a todas, na sua grande maioria relacionados com a forma como os gestores motivam e envolvem os seus colaboradores.

1. Lideram pelo exemplo

Ou seja, os bons líderes sabem que a melhor forma de incutir bons métodos de trabalho ou motivar os seus colaboradores passa por mostrarem que também eles (os líderes) estão dispostos a “vestir a camisola” e a trabalhar com e pela equipa.

2. Questionam e ouvem as respostas

Certamente conhece ou já ouviu falar de casos de empresas que enviam com frequência questionários de satisfação ou solicitações de sugestões, apenas como meras formalidades, já que as respostas dos colaboradores depois “caem em saco roto”, como se diz na gíria. Esta atitude tem apenas um resultado possível: o desinteresse dos colaboradores. Não é isso que os bons líderes fazem. Os bons gestores entendem a importância das opiniões e ideias da sua equipa e, por isso mesmo, não só procuram recolher esses dados junto dos seus colaboradores, como os analisam e têm em consideração na hora de instituir mudanças.

3. Dão feedback construtivo

Ou seja, não se limitam a dizer a um colaborador que algo está errado. Se for esse caso, mostram de que forma podem corrigir o erro e melhorar em situações futuras. Mas da mesma forma que falam abertamente sobre possíveis melhorias, também mostram a sua satisfação com o bom trabalho desenvolvido, fazendo com que os colaboradores se sintam apreciados e apoiados.

4. Ajudam a equipa a crescer

Que sentido faz um gestor querer aumentar a sua equipa mas não estar envolvido no processo de seleção e formação dos novos elementos? Nenhum. Tão simples quanto isso. Estar presente e ter uma palavra a dizer sobre os candidatos a integrar equipa é algo que os bons gestores fazem. Mas os bons líderes não se limitam escolher os seus colaboradores, estão sempre atentos a novas formas de os ajudar a crescer, de complementar as suas competências, de lhes dar novas ferramentas de trabalho e novas oportunidades.

Líderes procuram criar novos líderes

Numa fase em que o mercado laboral está cada vez mais competitivo seria de esperar que a norma em vigor fosse a “lei do mais forte” ou do “cada um por si”. Em boa verdade, em muitos casos (se não mesmo a maioria é), mas há sempre a exceção que confirma a regra. É o caso dos bons gestores (os líderes), que – como tal – percebem que o sucesso da empresa (e o seu próprio sucesso) requer o envolvimento da equipa, pelo que se esforçam por motivá-los e ajudá-los a chegar sempre mais longe.

E você, conhece bons gestores? E líderes?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.