Arbusto originário do México, a damiana era utilizada tradicionalmente pelo povo maia como afrodisíaco. Nalguns casos, era usada juntamente com outras plantas medicinais para potenciar o seu efeito. No que se refere aos seus princípios ativos, não existe um constituinte responsável pela sua ação terapêutica propriamente dito, sendo esta baseada na conjugação de vários, incluindo o óleo essencial, os taninos, a arbutina, os flavonoides, a damianina e as proteínas.

Afrodisíaco para ambos os sexos, é muito utilizado atualmente para prevenção e tratamento de disfunções sexuais, principalmente se estas estiverem relacionadas com um quadro de stresse e de ansiedade. Esta planta tem também uma ação relevante enquanto regulador do sistema nervoso, atuando em casos de ansiedade, de depressão e até de fibromialgia. A damiana também é reconhecida enquanto tónico geral, como confirma o naturopata João Beles.

Perturbações sexuais afetam milhares de portugueses. Saiba como controlar a situação
Perturbações sexuais afetam milhares de portugueses. Saiba como controlar a situação
Ver artigo

Pode ser utilizada pelos desportistas para aumentar as suas performances físicas, como defendem vários especialistas e como confirmaram vários estudos internacionais realizados nas últimas décadas. Também apelidada de chanana ou albina, esta variedade botânica remete para a camomila, pela aparência da sua flor e até pelo seu aroma e sabor. Em infusão, pode tomar uma colher de chá por chávena, uma a duas vezes ao dia. Em comprimidos, a dose recomendada situa-se entre 500 a 1000 miligramas por dia. No caso de ter problemas cardiovasculares, por precaução, consulte sempre o seu cardiologista antes de iniciar a toma de damiana.

A damiana melhorou a função sexual em ratos impotentes, segundo um estudo científico internacional publicado na revista Psychopharmacology. A dose mais alta administrada, um mililitro por quilo, foi a que teve melhores resultados ao nível da ereção, ejaculação e número de cópulas. A sua ação pode, segundo os investigadores que o realizaram, ser potenciada através da conjugação com plantas como o ginseng, o ginkgo biloba, o tribulus terrestris e o pau de cabinda.

Remédios caseiros para uma boa libido

Estas são algumas das mezinhas a que pode recorrer para potenciar a sua saúde sexual:

- Elimine gorduras que podem bloquear as artérias, comendo mais alho e fazendo exercício físico

- Deixe de fumar, uma vez que o tabaco enrijece as artérias

- Reduza o álcool, uma vez que este favorece a hipertrofia da próstata e diminui o apetite sexual

- Coma sementes de sésamo, ostras, especiarias como a canela e o gengibre, chocolate negro e frutos vermelhos, nomeadamente romãs e frutos do bosque

- Diversifique as posições sexuais, adotando algumas das da galeria de imagens que se segue que não costume praticar, para combater a rotina

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.