Um bom sono é muito importante para uma existência saudável durante todas as fases da vida. Ter um padrão de sono adequado desde a primeira infância é um alicerce que favorece a continuação de um sono de boa qualidade na idade adulta.

No entanto, os distúrbios do sono constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e qualidade de vida de 45% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A maioria dos distúrbios do sono é evitável ou tratável, mas menos de um terço dos doentes procura ajuda profissional.

A falta de um sono de qualidade reduz a concentração, diminui a produtividade académica e profissional e é uma das principais causas de acidentes rodoviários. Pode levar também ao desenvolvimento de problemas de saúde potencialmente graves, como hipertensão, doença cardíaca, diabetes, obesidade e outros problemas endócrinos, entre várias doenças.

Sono, trabalho e preocupações

A vida diária dos adultos é exigente. Com filhos e trabalho, esse nível de exigência aumenta e é normal que possam surgir, por vezes, momentos em que dormir se torna uma tarefa difícil - não só para os adultos, mas também para os mais novos.

Os pais podem notar um aumento da frequência dos despertares noturnos e, em crianças mais pequenas, poderá mesmo verificar-se uma regressão de alguns comportamentos adquiridos. Assim, o nível da autonomia na hora de adormecer (medo de adormecer ou necessidade de dormir acompanhado, por exemplo) pode sofrer alterações momentâneas.

Nytol®

Nytol® ajuda a adormecer e a ter uma boa noite de sono. É um medicamento não sujeito a receita médica, de venda exclusiva em farmácia, que ajuda a adormecer mais rápido* e a ter um sono mais longo e profundo.

Nytol® atua de forma rápida* contra as insónias, ajudando a adormecer rapidamente*, a ter uma melhor qualidade de sono e a sentir-se no seu melhor ao acordar.

Com um auxílio comprovado contra problemas de sono, Nytol® deve ser tomado apenas 20 minutos antes de ir dormir e não deve ser excedida a dose máxima de um comprimido em 24 horas.

Os pais e cuidadores devem ter presente que as alterações das rotinas no período de confinamento motivado pela COVID-19 e a adaptação à vida sem restrições (nomeadamente o regresso à escola ou creche) representam uma enorme exigência para os mais novos, podendo verificar-se uma perda significativa no seu sentido de segurança, assim como um aumento da dependência em relação ao cuidador.

Neste sentido, para a recuperação de rotinas, será útil adotar algumas estratégias que possam promover a regulação comportamental e emocional, bem como a qualidade do sono.

Para as crianças:

  • É muito importante ter tempo de convívio com os pais ao final do dia;
  • É essencial manter rotinas na hora de deitar, com horários de refeição e sono bem estipulados;
  • A criança deve ser deitada sonolenta, mas ainda acordada, para aprender a adormecer sem a presença dos pais;
  • Os contactos a meio da noite devem ser breves e monótonos;
  • A criança deve dormir toda a noite na sua cama;
  • Objetos de transição (como um boneco, almofada específica ou manta) podem ser úteis para crianças pequenas que não se sentem seguras sem a presença dos pais;
  • As sestas devem ser sempre adaptadas ao desenvolvimento da criança, evitando que sejam prolongadas ou tardias quando desnecessário;
  • Ecrãs devem ser evitados nas horas que antecedem o sono.

Para os adultos:

  • Torne o seu sono uma prioridade, estabelecendo hábitos saudáveis que podem demorar algum tempo a interiorizar;
  • Pratique exercício físico durante o dia, mas evite fazê-lo imediatamente antes de dormir;
  • Evite sestas ao longo do dia;
  • Não use ecrãs pelo menos uma hora antes de deitar;
  • Evite refeições pesadas, bebidas estimulantes ou álcool a partir do final da tarde;
  • Em caso de insónia, levanta-se e realize atividades tranquilas que não estimulem em demasia a sua atenção;
  • Se tem de trabalhar em casa, estabeleça locais e momentos específicos para fazê-lo;
  • Mantenha os seus horários habituais de sono e minimize variações de horários durante a semana;
  • Procure manter períodos de sono com duração de 7-9 horas;
  • Evite distrações, estímulos visuais e auditivos na hora de dormir;
  • Em caso de necessidade, procure ajuda médica.

Nytcalm® é um suplemento alimentar. Os suplementos alimentares não substituem uma dieta variada nem um estilo de vida saudável. Manter fora da vista e do alcance das crianças. O efeito é obtido com a toma de um ou dois comprimidos com água antes de ir para a cama ou um comprimido uma ou duas vezes por dia. Não exceder a toma recomendada. O consumo de Nytcalm® não é recomendado em caso de alergias a qualquer um dos ingredientes, em crianças com idade inferior a 12 anos, em grávidas ou mães em período de aleitamento. Para mais informações consultar a rotulagem.

Nytol Noite 50 mg Comprimidos (Cloridrato de Difenidramina) é um medicamento não sujeito a receita médica e é utilizado para aliviar dificuldades temporárias do sono. Não tome este medicamento se estiver grávida, a amamentar ou se for alérgico a qualquer um dos componentes. Não tome se tem uma obstrução no estômago ou intestino, feocromocitoma, um problema com o prolongamento do intervalo QT, se tem ou teve uma doença cardiovascular ou frequência cardíaca muito baixa, níveis baixos de sal no corpo, se estiver a tomar medicamentos para problemas do ritmo cardíaco ou medicamentos que possam afetar o ritmo cardíaco, se tem história familiar de morte cardíaca súbita. Fale com o seu médico ou farmacêutico antes se tem asma, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crónica, glaucoma de ângulo aberto, próstata alargada, retenção urinária, doença hepática ou renal moderada a grave, fraqueza muscular, epilepsia ou convulsões ou se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos. Não tome outros anti-histamínicos. Não conduza nem utilize máquinas sob o efeito deste medicamento. Não administrar mais do que 7 dias seguidos nem a menores de 18 anos, exceto se indicado pelo médico. Procure aconselhamento médico se a insónia persistir. Manter fora da vista e do alcance das crianças. Leia cuidadosamente as informações constantes na embalagem e no folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

“Ação rápida” Nagai, T. A Clinical Pharmacological Study to Evaluate the Sedative Effects of the Antihistaminic Drug, Diphenhydramine Hydrochloride (Drewell (R)):Objective Evaluation of the Sedative Effects by Analysis of Saccadic Eye Movement. Jpn J Clin Pharmacol Ther 37(1)Jan 2006

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.