Quando os termómetros começam a descer e as diferenças de temperatura se acentuam chegam as gripes, constipações e amigdalites, que não poupam ninguém. O sistema imunitário, responsável pela defesa do organismo contra agentes causadores de doença, está constantemente a ser posto à prova. Vários fatores podem alterar as nossas defesas.

Não podemos evitar alguns desses fatores, como as doenças auto-imunes, as mudanças de estação ou o envelhecimento. Mas outros só dependem da nossa vontade. Alimentação equilibrada, exercício físico regular, deixar de fumar e hábitos de sono adequados são coisas ao nosso alcance. Um estilo de vida saudável demonstrou melhorar o desempenho do sistema imunitário, defendendo-nos, por exemplo, dos vírus que causam as gripes e constipações.

Prevenir é melhor do que remediar. Neste caso, é crucial reforçar as defesas. Nutrientes presentes num plano alimentar equilibrado como as vitaminas C, E, vitaminas do complexo B e minerais como o ferro, o zinco e o selénio demonstraram ter efeitos benéficos no funcionamento adequado do sistema imunitário. Nem sempre a nossa alimentação é a mais adequada e a falta de tempo dificulta a seleção de alimentos mais saudáveis.

Os suplementos alimentares podem ajudar-nos complementando a dieta, sobretudo em situações em que o organismo necessita de ajuda extra (mudança de estação, tempo frio, crianças, idosos, situações de stress). Se tiver dúvidas, aconselhe-se com o seu farmacêutico.​

Texto de Isabel Luz (Farmacêutica)

Saiba mais na Revista Saúda