5 de fevereiro de 2013 - 17h50
O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), na Covilhã, recebe esta semana uma inspeção para revalidar a certificação de uma comissão internacional que controla a qualidade de hospitais em todo o mundo, anunciou o CHCB.
De acordo com um comunicado do centro hospitalar, os auditores da Joint Commission International (JCI) vão produzir um relatório preliminar na sexta-feira.
O documento deverá indicar eventuais "alterações e melhorias que sejam necessárias para revalidar a acreditação internacional" que o CHCB possui desde março de 2010 e que é concedida por três anos.
Até lá, decorre "uma inspeção minuciosa" feita por quatro auditores da JCI.
A vistoria abrange matérias que vão desde os direitos do doente e dos familiares, até à formação médica, passando pelo controle de infeções hospitalares, acrescenta o comunicado.
O processo para a acreditação do CHCB "começou em 2004 e mais dois mil critérios foram avaliados em seis anos, ao longo de várias auditorias, até à obtenção do certificado de qualidade em março de 2010".
Segundo Miguel Castelo Branco, presidente do conselho de administração do CHCB, a certificação pela JCI é sinal de "uma organização de saúde moderna, centrada no cidadão e que aposta na qualidade e segurança e respeita os mais rigorosos critérios internacionais".
A JCI nasceu em 1953 e é uma organização não-governamental norte-americana.
É a principal agência de acreditação em saúde nos EUA e atua em mais de 40 países.
Em Portugal existem oito hospitais e quatro unidades de cuidados continuados acreditadas pela JCI, de acordo com os dados da organização disponíveis na Internet.
Lusa