Existem truques diários e simples que podem ser incluídos na rotina para recuperar a saúde da pele. Para o médico David Rasteiro, esses conselhos passam por utilizar um bom esfoliante, que permita remover as células mortas que se acumularam pelo suor e utilização de protetor solar durante o verão.

"Mas deve-se evitar banhos quentes e prolongados pois secam a pele e destroem a sua barreira protetora, retardando a sua recuperação", acrescenta o cirurgião plástico.

As unhas de gel e o risco de cancro: médica tira todas as teimas
As unhas de gel e o risco de cancro: médica tira todas as teimas
Ver artigo

O clínico frisa que se deve ter em consideração que produtos com retinol, vitamina E e ácido glicólico - quando usados respeitando as suas indicações clínicas - ajudam à regeneração cutânea. Por outro lado, manter uma alimentação saudável e beber água em abundância são óptimos aliados para a saúde da pele.

"Nutrir a derme é também uma boa prática no tratamento e recuperação da pele após o verão e faz-se através da mesoterapia", exemplifica David Rasteiro. Segundo o cirurgião plástico "este procedimento tem resultados muito positivos na sua regeneração pois dá-se à pele os ingredientes que esta necessita para se hidratar e restabelecer".

A técnica da mesoterapia consiste na inserção na epiderme, através de microinjeções, de uma mistura de substâncias que poderão ser fatores de crescimento ou ácido hialurónico que hidratam a pele e promovem a produção natural de colagénio, fortalecendo-a e tornando-a mais jovem.

Através da mesoterapia, é possível introduzir também plasma rico em fatores (PRP) com o propósito de acelerar a regeneração cutânea e possibilitar que as células sejam mais competentes no seu próprio renascimento.

Esta é uma técnica totalmente fisiológica e natural, na qual após a colheita de uma pequena quantidade de sangue da/o paciente, prepara-se o plasma que será aplicado. O resultado? A melhoria da textura e firmeza da pele, o que é eficaz também no processo anti-envelhecimento.

5 dúvidas sobre o botox esclarecidas por uma cirurgiã plástica
5 dúvidas sobre o botox esclarecidas por uma cirurgiã plástica
Ver artigo

David Rasteiro reconhece ainda que a procura de procedimentos estéticos e minimamente invasivos de rápida recuperação da pele são bastante comuns nesta altura do ano. Segundo o próprio, "é frequente os pacientes recorrerem a tratamentos como peelings e laser. O peeling é um tratamento cutâneo com um líquido com um pH ácido que permite uma recuperação celular mais ou menos profunda consoante o seu tipo. O resultado é uma pele mais jovem, com menos manchas, marcas de acne ou rugas".

"O laser é uma alternativa muito procurada para tratamentos de pele. Há muitos tipos de laser que permitem tratar desde manchas mais ou menos extensas, rugas da face até ao envelhecimento cutâneo", conclui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.