Já alguma vez imaginou um jantar onde o aperitivo não se saboreia, mas se sente?

Assim é o Jantar Zen, uma experiência criada pelo restaurante Jardim dos Sentidos, em Lisboa, na qual podemos desfrutar de um saboroso prato vegetariano e de um momento único de relaxamento. Para experimentar o programa Jantar Zen, deverá começar por escolher uma das massagens sugeridas pelo cardápio.

As hipóteses são várias e incluem uma massagem bioenergética, uma massagem de pedras quentes, uma massagem tailandesa, uma massagem dos sentidos ou, ainda, uma massagem relax may chang. Os difícil é, mesmo, escolher...

O objetivo

Ao fim de uma hora, qualquer uma destas terapias irá deixá-lo mais relaxado e com os sentidos mais apurados e disponíveis para usufruir do jantar que se segue, melhorando o seu bem-estar físico e emocional.

Como explica a terapeuta Paula Petronilho, «como cada vez mais a vida é feita a correr, só o simples facto de se parar antes da refeição para se fazer uma terapia permite que estejamos mais conscientes».

Se prefere usufruir da sensação de relaxamento durante o dia, também pode optar por uma destas massagens terapêuticas ao almoço ou ao lanche.

Para abrir o apetite

Na mesa, as cores variadas dos legumes e vegetais dos pratos vegetarianos saltam à vista. As opções são irresistíveis. Para entrada pode escolher courgete gratinada com cogumelos, deliciosos crepes primavera recheados com vegetais, ou kebabs de proteína de soja com ervas aromáticas e molho de mostarda. Uma outra excelente sugestão são os cogumelos recheados com espinafres e mozzarella.

Pratos saudáveis e irresistíveis

Assim que olhar para a ementa proposta pelo Jardim dos Sentidos, vai quebrar o conhecido mito que os vegetarianos só comem saladas e legumes.

Renda-se ao saboroso bife à Parmigiana, um bife de seitan panado coberto com molho de tomate e queijo mozzarella, ou ao strogonoff de vegetais e frutos secos.

As espetadinhas místicas de seitan, tofu, legumes e ananás são outra deliciosa opção.

Se prefere pratos mais leves, pode optar pela Tagliatelli Mil Cores, uma massa envolvida em brócolos, curgete, tomate, cogumelos e pimentos.

As sobremesas

Por fim, pode terminar esta experiência única ao sabor de uma sobremesa fresca como o cheesecake de maracujá e frutos silvestres, o manjar de coco, feito a partir de coco ralado e leite condensado, ou ainda o crumble de maçã e ameixa, servido quente e acompanhado com gelado. Se não é fã de sobremesas doces, as frutas tropicais ou o colorido crepe de frutas são uma alternativa.

Outras experiências

No Jardim dos Sentidos pode ainda desfrutar de outras experiências como um jantar astrológico, onde as características principais do seu perfil são traçadas sob consulta de um astrólogo.

O jantar cromático é outra opção disponível. Aqui o cliente escolhe uma cor  (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul ou violeta) que corresponderá ao seu estado de espírito.

Depois, em função dessa escolha, poderá usufruir de uma massagem realizada com óleos especiais e de uma refeição composta por alimentos que actuarão sobre o estado emocional revelado pela cor. Este restaurante está localizado na Rua da Mãe d'Água, 3, em Lisboa.

Texto: Sofia Cardoso com Paula Petronilho (terapeuta)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.